A prefeitura de São Paulo assinou um protocolo de intenções com as empresas Matrix Energia e a Huawei para implementar o BESS (Battery Energy Storage System). O sistema BESS é composto por um conjunto de baterias de grande porte integradas a carregadores ultrarrápidos, instalados nas garagens dos ônibus.
O objetivo é garantir a infraestrutura necessária para o carregamento da frota de ônibus elétricos de São Paulo, sem custos para a gestão municipal, uma vez que o BESS multiplica por até seis vezes a capacidade de recarga atual das garagens. Com um único módulo BESS (4,5 MWh) é possível carregar ao menos 29 ônibus.O modelo já é usado com sucesso na China e foi anunciado como alternativa na capital pelo prefeito Ricardo Nunes após visita ao centro de pesquisa da Huawei em Xangai.
“Os novos equipamentos trazem um avanço tecnológico importante para a cidade, modernizando o processo de recarga dos ônibus, o que irá resultar em maior agilidade na renovação da frota sustentável. Isso vai permitir viagens mais confortáveis e, ao mesmo tempo, colaborar com um ar mais limpo para toda São Paulo”, afirma o presidente da SPTrans, Victor Hugo Borges.
“Essa iniciativa, não só atende às demandas atuais por energia renovável, mas também estabelece novos padrões de eficiência e sustentabilidade, revolucionando o mercado energético e provando que soluções inovadoras são essenciais para o futuro”, disse o CEO da Matrix Energia, Rubens Misorelli. “Há dois anos a Huawei e a Matrix firmaram uma parceria para desenvolver, no Brasil, sistemas de grande capacidade de armazenamento de energia (BESS). Essa tecnologia avançou bastante em outros países, com projetos bem sucedidos na eletrificação da mobilidade”, afirmou o CEO da Huawei Digital Power, Simon Tsui.
Bess funciona como um power bank
Na prática, o BESS funciona como um power bank, que armazena a eletricidade ao longo do dia para liberá-la rapidamente no horário de recarga da frota de ônibus elétricos. A energia armazenada é controlada por meio de uma plataforma digital, que permite que as concessionárias façam a distribuição e o consumo de forma mais eficiente.
Além disso, as concessionárias de ônibus podem monitorar em tempo real o desempenho e o uso energético em suas garagens. A solução ainda permite o carregamento dos ônibus elétricos por um período adicional de até três horas, uma vez totalmente carregadas as baterias, em casos de interrupções de fornecimento de energia elétrica.
A energia disponível não consumida pelos operadores do transporte coletivo será armazenada e utilizada para carregamento da frota elétrica de ônibus, reduzindo custos e dependência da rede convencional.
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