Fundado em 2004 por Jelson da Costa Antunes, o Instituto JCA (IJCA) comemora seus 20 anos de atuação com muitas conquistas. Desde 2019, a instituição cresceu mais de 50%, tanto em investimentos quanto em número de pessoas atendidas. Em 2024, foram cerca de R$ 3,6 milhões em aportes diretos em ações na região metropolitana leste fluminense do Rio de Janeiro, onde fica a sede do instituto, e de R$ 1 milhão nas ações da unidade da Vila Maria, em São Paulo.
A organização trabalha com projetos que ampliam as oportunidades dos jovens para que eles tenham acesso ao mercado de trabalho e à educação de qualidade. O investimento para a execução dos trabalhos vem dos acionistas do Grupo JCA, formado em grande parte por familiares do seu fundador. Além disso, o IJCA mobiliza mais recursos por meio de lei de incentivo, que já foram direcionados para mais de 40 iniciativas apoiadas voltadas para cultura e esporte.
Desde sua fundação, o instituto já beneficiou mais de cinco mil jovens em condição de vulnerabilidade. “Todos são estudantes que vem da educação pública. E 70% se declaram negros e pardos. A vulnerabilidade da juventude negra é uma realidade. Estamos apoiando os bons alunos e profissionais para que eles possam usar toda a sua potencialidade e possam aproveitar as oportunidades para ter uma melhor condição de vida”, destaca Maysa Gil, diretora-executiva do Instituto JCA, em entrevista à Technibus.
O instituto tem avançado muito no trabalho conjunto com organizações de ensino de qualidade, principalmente na esfera pública, como os institutos federais, e também com empresas. “Fechamos uma parceria com a Guanabara Diesel neste ano para o acesso de jovens no mercado de trabalho. Isso é muito importante: dois grandes grupos do setor de transporte de passageiros trabalhando juntos para apoiar a comunidade. O setor tem condições de ajudar e tem suas responsabilidades com a sociedade. Esperamos ampliar as parcerias estratégicas no futuro”, diz Maysa.
Maysa Gil conta que foi uma das brasileiras selecionadas para representar o Brasil no American Express Leadership Academy, organizado pela Common Purpose e a American Express. O programa reunirá 76 líderes de organizações sociais para uma formação de 40 horas, com encontros online e uma imersão presencial em Nova York, Estados Unidos, entre os dias 12 e 15 de novembro. “Isso nos abre oportunidades para novas conexões e oportunidades na esfera internacional”, observa.
O IJCA acredita na educação como instrumento para a transformação social por meio da emancipação de jovens. Para isso, mantém programas como Fortalecendo Trajetórias que tem como objetivo dar aos jovens (13-18 anos) a oportunidade de ter uma boa formação no ensino médio, facilitando seus ingresso no ensino superior. Já o Oficina do Ensino atua na qualificação profissional para a superação das dificuldades na hora de ingressar no mercado de trabalho.
A taxa de empregabilidade do Oficina do Ensino, entre 2020 e 2023, era de 64% nas áreas de manutenção, administração, logística e tecnologia. No Fortalecendo Trajetórias, foram quase 2 mil jovens frequentando o programa, com 80% aprovados em universidades.
Outra iniciativa é o movimento #TamoJunto9ºano, projeto de articulação que une secretarias de educação, organizações da sociedade civil e estudantes para mobilizar os jovens oferecendo e identificando oportunidades educacionais na transição do ensino fundamental para o ensino médio buscando provocar e fomentar ações que qualifiquem a educação nas cidades de São Gonçalo e Niterói.
“O instituto se mantém atento às necessidades e potencialidades dos jovens, com foco na população local. Outra frente em que passamos a atuar é no impulso ao empreendedorismo, com o Beleza & Empreendedorismo. Temos um número expressivo de mães-solo na nossa comunidade, e o programa busca capacitá-las para atuar no mercado da beleza”, conta Maysa.
Em 2023, mais de 75% das mulheres que chegaram na terceira fase do projeto conseguiram empreender e gerar renda para suas famílias, conseguindo um incremento de renda de 25%.
Na Vila Maria, em São Paulo, as ações direcionadas aos jovens são ligadas a esporte e cultura. “Temos uma parceria com a Viação Cometa, do Grupo JCA, e também com as escolas públicas da região”, conta a diretora-executiva do IJCA. O parque das Artes Vila Maria compõe uma série de iniciativas artísticas e educativas para a sensibilização e formação em diversas linguagens no território do parque Vila Maria, zona norte de São Paulo.
O Instituto JCA também disponibiliza um e-Book com orientação para os jovens que buscam ingressar no ensino superior e apresenta um panorama dos programas e ações voltados para a permanência estudantil realizado pelas instituições de ensino e poder público.