Governo federal se reúne com empresários e especialistas em mobilidade

Representantes da secretaria nacional de mobilidade urbana estiveram em São Paulo para discutir questões relativas ao transporte público com os principais players do setor

Márcia Pinna Raspanti

O secretário nacional de mobilidade urbana (secretaria ligada ao ministério das cidades), Marcos Daniel Souza Santos, se reuniu com empresários e especialistas em mobilidade e transporte público na sede da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo (Fetpesp). “Queremos manter o diálogo com o setor para construir juntos um pacote de soluções com as principais propostas dos operadores para qualificar todo o sistema de transporte público. Os operadores são aqueles que melhor conhecem as dificuldades da operação”, comentou Souza Santos.

Durante o encontro, várias propostas e ideias foram apresentadas. “Temos questões de curto, médio e longo prazos. De forma mais emergencial, é preciso pensar em formas de facilitar a renovação da frota e na manutenção da desoneração da folha de pagamento para o setor. As empresas ainda sofrem com as sequelas econômicas da pandemia”, enfatizou Ruben Bisi, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (Fabus).

A reunião teve por objetivo levantar subsídios técnicos para os projetos do ministério da cidades relativos à mobilidade. Mauro Herszkowicz, presidente da Fetpesp e conselheiro da Associação Nacional de Transportes Urbanos (NTU), destacou a importância do diálogo com o governo federal. “Em conjunto com a NTU, vamos resumir e consolidar as ideias que surgiram aqui, para serem encaminhadas em um documento com as principais sugestões do setor”, comentou.

Francisco Christovam, presidente executivo da NTU, enfatizou que o maior desafio no cenário atual é o financiamento do sistema de transporte público. “Existem fontes não tarifárias que podem ser utilizadas para essa finalidade. A NTU já fez um estudo sobre essas diversas possibilidades.”

O consultor em mobilidade e ex-secretário de transportes de São Paulo, Sérgio Avelleda, disse que a secretaria nacional pode inspirar os municípios a adotar medidas que contribuam com o avanço da mobilidade urbana. “O papel da secretaria é de liderança nesse caminho”, afirmou. O novo marco legal do transporte público (PL 3.278/2021), que tramita no Congresso Nacional, também permeou as discussões.

Já Claudio de Senna Frederico, vice-presidente da (Associação Nacional de Transportes Públicos), lembrou que o passageiro quer uma operação de qualidade. “As questões operacionais são as que mais afetam o usuário do transporte coletivo. Acho que é fundamental ouvir as pessoas que efetivamente usam o sistema. Uma enquete nacional poderia contribuir bastante neste processo”, opinou.

Participaram ainda do encontro Ailton Brasiliense Pires, presidente da ANTP; Luiz Carlos M. Néspoli (Branco), superintendente da ANTP; Marcos Bicalho, diretor da NTU; Rodrigo Tortoriello, vice-presidente de relações institucionais da Federação das Empresas de Mobilidade do Estado do Rio de Janeiro (Semove); e Marcell Alexandre de Oliveira Costa, coordenador-geral de instrumentos de financiamento da secretaria de mobilidade urbana.

Veja também

Por