Embarca lança tecnologia para precificação de passagens rodoviárias

Após investir R$ 28 milhões para desenvolver projeto completo, a startup disponibiliza no mercado solução para todas as empresas do setor

A startup Embarca, operadora digital do país para empresas de transporte, apresenta uma solução para precificação de passagens rodoviárias. Combinando algoritmos de inteligência artificial com informações de mercado, o Embarca.Pricing é uma tecnologia para as operadoras de ônibus serem mais competitivas nos preços. Após investimentos que totalizam mais de R$ 28 milhões em desenvolvimento para o projeto completo da empresa, a ferramenta de precificação já vem sendo usada pelas empresas Expresso Princesa dos Campos, Viação Garcia, Santo Anjo e Brasil Sul, que possuem linhas gerenciadas pela plataforma Embarca.

Com seu lançamento oficial, a solução fica disponível, dentro do modelo de PaaS – plataforma como serviço –, para que demais empresas do setor possam otimizar a sua estratégia de vendas. A ferramenta também tornará as passagens rodoviárias mais econômicas, com até 50% de desconto para o usuário, quando eles estiverem dispostos a comprar com antecedência de pelo menos 15 dias.

“O objetivo é oferecer uma ferramenta para as companhias do segmento serem mais competitivas na sua estratégia de precificação dentro de um setor bastante competitivo, além de ajudar o consumidor a encontrar melhores preços. Com o seu lançamento, esperamos crescer em 700% no número de companhias utilizando a solução” explica o CEO da Embarca, Felipe Gulin.

Apesar de valores abaixo do aéreo, o custo das passagens de viagens rodoviárias também é influenciado pela demanda, sazonalidade e fluxo. Por conta disso, a solução desenvolvida pela Embarca combina essas variáveis, de forma automática, com fatores como a probabilidade de venda, informações de mercado e elasticidade – processo todo automatizado por um pacote de algoritmos, incluindo rede neural. 

“O algoritmo tem como objetivo identificar o melhor preço naquele momento para cada trecho, dia e horário, fazendo o ajuste automaticamente caso necessário. O preço pode diminuir caso a companhia opte por vender mais, focando na ocupação, mas ainda assim maximizando a receita total do ônibus, por exemplo”, explica o Data Head de Embarca, Alvaro Justus.

Plataforma digital

Além de ser um marketplace de comercialização de passagens de ônibus, a Embarca atua também como uma plataforma digital para operadoras de transporte, responsável por toda a estratégia comercial e jornada do cliente em áreas como venda, marketing e logística das operadoras de transporte, que também contam com a tecnologia de precificação da startup.

“As empresas de ônibus são extremamente operacionais e isso não condiz mais com as necessidades do passageiro que está cada vez mais digitalizado, por isso estamos criando soluções que tragam mais tecnologia e inteligência para ajudar as empresas do setor a terem mais atratividade e competitividade frente ao novo perfil dos novos consumidores. Quem está dentro da plataforma Embarca garante um serviço mais completo, mas entendemos que é preciso estender o serviço de precificação inteligente para todo o mercado no formato de PaaS”, afirma Gulin.

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