Emplacamentos de ônibus recuam em outubro

Após um excelente resultado em setembro, impulsionado pelo programa Caminho da Escola, o setor apresenta retração em outubro

De acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), os emplacamentos de veículos apontam alta de 3,3% no acumulado dos dez meses do ano. Em outubro, o setor teve queda de 5,5% em relação a setembro e alta de 14,8% sobre outubro de 2021.

“A retração pode ser explicada pelo menor número de dias úteis de outubro (20, ante 21, em setembro). Boa parte dos segmentos teve números similares em relação ao mês anterior nas vendas diárias, o que indica que o movimento de recuperação se mantém”, analisa o presidente da Fenabrave, Andreta Jr.

Os resultados do segmento de ônibus voltaram a se aproximar do volume médio de emplacamentos no ano, após o excelente resultado de setembro. “No mês passado, houve um bom volume de emplacamentos de veículos que fazem parte do Programa Caminho da Escola, do governo federal. Em outubro, houve um ajuste de mercado, mas o resultado é positivo no ano”, analisa o presidente da Fenabrave.

Nos dez meses do ano, os emplacamentos de ônibus cresceram 14,8%. Em relação a outubro de 2021, foi registrado aumento de 52, 84%; já na comparação com setembro, houve queda de 24,99%.

Veja também

Por