Leonardo Soares, gerente comercial da Comil: “A concorrência no mercado externo se apresenta com uma variedade de competidores. Atingimos um nível de excelência em conforto, segurança e qualidade. Esses pilares aliados com presença e atendimento diferenciado, vêm abrindo portas para avançar em novos mercados”

No primeiro quadrimestre de 2022, a Comil exportou 72 ônibus, e a meta é comercializar no mercado externo 350 ônibus neste ano

Technibus – A Comil realizou pela primeira vez neste ano a exportação de dez ônibus para Gâmbia, África Ocidental. Para quais mercados a empresa está exportando os seus ônibus?

Leonardo Soares Estamos exportando ônibus para a América Latina a América Central.

Technibus – Hoje, qual o principal mercado de exportação da empresa?

Leonardo SoaresA América Latina segue sendo o principal mercado.

Technibus – O que a Comil está fazendo para prospectar novos mercados externos?

Leonardo SoaresA empresa está investindo na capacitação de equipe especializada. Sempre mapeamos cada mercado, identificando suas principais características e necessidades. O pós-venda se faz fundamental para dar sustentação às vendas.

Technibus – A empresa tem parceria com distribuidor local?

Leonardo SoaresA Comil possui representação e parceiros espalhados por todos os países que atuamos. Isso é pré-condição para realizar a abertura de novos mercados.

Technibus – Como é feita a adaptação dos ônibus para rodar nestes países?

Leonardo SoaresCada país possui suas normas que são cuidadosamente analisadas pelo nosso corpo técnico. O tipo de operação também é levado em conta no momento de configurar o veículo, rotas mais severas exigem cuidados especiais que são feitos sob medida para cada cliente.

Technibus – No primeiro quadrimestre de 2022, a Comil exportou 72 ônibus, enquanto no mesmo período de 2021, foram 27 veículos. Qual a meta da empresa em exportações para 2022?

Leonardo SoaresO objetivo da Comil é de exportar 350 ônibus neste ano.

Technibus – Qual ônibus da Comil está com maior demanda no mercado internacional?

Leonardo SoaresO segmento pesado de veículos motor traseiro, com destaque para a linha rodoviária com os produtos Invictus 1050, Invictus 1200 e Invictus DD.

Technibus – Quais os diferenciais deste modelo em relação aos demais?

Leonardo Soares – A Comil possui uma linha de produtos completa e consolidada. São 36 anos de tradição sendo 31 anos atuando no mercado de exportação. A concorrência no mercado externo se apresenta com uma variedade de competidores, e atingimos um nível de excelência em conforto, segurança e qualidade. Esses pilares aliados com presença e atendimento diferenciado, vêm abrindo portas para avançar em novos mercados.

Veja também

Por