Santo André moderniza sistema de transporte

Com a nova tecnologia da Transdata, os passageiros também poderão pagar as passagens usando cartões de crédito ou débito e carteira digital, por meio de QR Code

Os ônibus de Santo André, no ABC Paulista, passarão a contar com uma solução completa de sistemas inteligentes de transporte (ITS), que integra diversas funcionalidades e serviços como bilhetagem, biometria facial, monitoramento de frota, controle operacional e informação ao usuário em uma única plataforma.

A Associação das Empresas do Sistema de Transportes de Santo André (AESA) investiu também na oferta de novos meios de pagamento. Além dos atuais cartões emitidos pela entidade, que continuarão válidos no novo sistema, os usuários do transporte poderão pagar as passagens usando cartões de crédito e débito bancários (padrão EMV sem contato), ou celulares e dispositivos com NFC. E contarão também com a opção de pagamento com carteira digital, utilizando QR Code.

Outra novidade será a ampliação dos canais de relacionamento, já que além de pontos físicos de atendimento e recarga, os serviços também poderão ser solicitados via WhatsApp, com pagamento via PIX, e pelos aplicativos de previsão de horários.

As inovações serão possíveis devido à migração dos diferentes sistemas hoje utilizados na frota de Santo André para a plataforma Atlas, desenvolvida pela Transdata. A nova plataforma é a primeira de ITSaaS (ITS-as-a-Service) do país e adota uma arquitetura, orientada para serviços, compatível com padrões internacionais de operação.

De acordo com a Transdata, nessa nova plataforma, a AESA terá acesso a todas as funcionalidades disponíveis, mas pagará apenas conforme o volume de uso de cada uma delas. Santo André, que foi o primeiro cliente da Transdata, será também o primeiro a utilizar essa nova plataforma. Os dispositivos da linha AtlasBox, também da Transdata, foram escolhidos para equipar os veículos.

Veja também

Por