Cidade do Rio de Janeiro vai renovar frota de ônibus BRT

No dia 27 deste mês, será realizado o pregão eletrônico de licitação para a compra de 100 novos ônibus articulados para os corredores do sistema BRT

Sonia Moraes

A prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, por meio da secretaria municipal de transportes, realiza no dia 27 deste mês, às 11 horas, o pregão eletrônico de licitação para aquisição de 100 novos ônibus articulados para o sistema BRT. O valor estimado é de R$ 242.227.792,00.

Na licitação realizada no dia 1º de abril, por meio de pregão eletrônico, a prefeitura obteve propostas de fornecedores para a compra de 191 novos ônibus, entre articulados e modelos padron. Com esses veículos, será possível dobrar a frota de ônibus que operar nos corredores BRT, segundo informou a secretaria municipal de transporte.

O projeto faz parte da requalificação de todo sistema BRT e prevê a aquisição de 572 novos veículos, possibilitando a substituição gradativa da frota antiga e a expansão do sistema até 2023. O objetivo, segundo a secretaria, é garantir mais qualidade no serviço prestado aos usuários, com maior oferta de ônibus e redução dos intervalos e tempo de espera. 

A aquisição dos novos articulados do BRT será dividida em três licitações. A primeira prevê a compra de 320 ônibus articulados, de 18, 21 e 23 metros, com prazo de entrega até março de 2023. A segunda, de 71 veículos do tipo padron (12 a 15 metros) a diesel para operar no eixo da avenida Cesário de Melo, com prazo de entrega até dezembro de 2022. Essas duas primeiras licitações foram fracionadas em lotes para aumentar a competitividade e a possibilidade de participação de mais fornecedores. 

A terceira licitação, a ser realizada no segundo semestre deste ano, prevê a aquisição de outros 181 ônibus articulados de 21 metros, com entrega para o segundo semestre de 2023.

Na primeira etapa do processo de licitação, foram obtidas propostas para os dois lotes de ônibus modelo padron, totalizando 71 veículos. Na segunda, foram adquiridos 120 articulados, segundo informou a secretaria municipal dos transportes. Para estimular o recebimento dos novos veículos no menor prazo possível, a prefeitura prevê efetuar o pagamento dos ônibus a cada entrega realizada pelo provedor. Desse modo, o licitante vencedor do certame que conseguir disponibilizar os ônibus antes do prazo estipulado receberá o pagamento no momento da entrega.

Pregão anterior-

O pregão aberto dia 16 de março para a compra de 307 ônibus articulados de 18, 21 e 23 metros não atingiu o patamar de adesão necessário para a implementação por questões técnicas e conceituais, que envolvem modelo de negócio, garantias por parte do poder público, prazos de entrega factíveis com a realidade do país e, principalmente, transparência e segurança para os investidores, conforme anunciado pela secretaria municipal de transporte do Rio de Janeiro.

Para esta nova licitação, as exigências são que os novos ônibus tenham portas mais robustas e resistentes, cabine de segregação do condutor para garantir a segurança do funcionário. Além disso, está previsto mais um espaço de cadeirante nos modelos articulados. Todos os ônibus terão equipamentos e sistemas embarcados como telemetria, GPS e videomonitoramento.

A secretaria municipal de transportes também vai licitar a concessão da operação do BRT, com entrega de propostas prevista para este mês. O vencedor cuidará da circulação dos ônibus nos corredores e ficará encarregado também da manutenção dos veículos e gestão das garagens.

Veja também

Por