Operadora chilena adquire 80 ônibus articulados da Volvo

Os 80 chassi Volvo B8RLEA articulados da Subus serão produzidos na fábrica da Volvo em Borås, Suécia e encarroçados pela unidade da Marcopolo na cidade de Cota, na Colômbia. De lá, seguirão para o Chile

A Subus, uma das empresas de transporte coletivo de Santiago, no Chile, comprou mais 80 Volvo B8RLEA articulados. Os ônibus irão circular na Rede Metropolitana de Mobilidade (RED), o sistema de transporte coletivo da capital e um dos mais modernos da América Latina.

A Subus tem uma frota de 1.108 ônibus. “A empresa valoriza a ótima relação com a nossa marca, com destaque para o nosso suporte de pós-venda e as características únicas dos nossos veículos”, afirma Jose Antonio Margalet, diretor comercial de ônibus da Volvo no Chile.

“Fornecemos ônibus e soluções inovadoras para o sistema da capital chilena desde 2005, quando Santiago criou o modelo integrado de ônibus. A Volvo foi a maior fornecedora de veículos quando o sistema nasceu. Ajudamos a cidade a dar um salto na melhoria da mobilidade urbana, com benefícios que se estendem até hoje”, diz Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses Latin America.

A Rede Metropolitana de Mobilidade (RED) conta com mais de cinco mil ônibus pesados movidos a diesel, sendo que cerca de 30% deles são Volvo, segundo a montadora. “A exemplo de outras cidades com sistema de transporte planejado, somos marca de referência em chassis de grande capacidade também em Santiago”, argumenta Alexandre Selski, diretor de vendas estratégicas da Volvo Buses na América Latina.

A Rede Metropolitana de Mobilidade (RED) é o nome do novo padrão do sistema de transporte público de Santiago, que conecta todos os ônibus da cidade ao Metrô de Santiago e ao MetroTren, sistema de trens.

A integração dos três modos é paga por um único meio, o cartão bip. Os usuários que circulam nos ônibus, Metro e MetroTren podem fazer até dois traslados pelo valor de um único bilhete em até duas horas.

O sistema de ônibus da RED atende cerca de 6,2 milhões de usuários nos 32 municípios da região metropolitana, mais Puente Alto e San Bernardo, uma área geográfica e urbana de cerca de 680 km². Em um dia útil, são feitas cerca de três milhões de transações nos ônibus do sistema.

O chassi

O Volvo B8RLEA é um chassi com entrada baixa, capacidade para 180 passageiros, motor traseiro de oito litros e padrão de emissões Euro 6, conforme exige Santiago.

O chassi Volvo articulado conta com eletrônica embarcada, sistema de freios eletrônicos a disco, suspensão eletrônica, sistema de gerenciamento de frotas Volvo (Fleet Managment) e I-Coaching (treinador virtual de motoristas).

Os gestores da frota podem também ativar o controle automático de velocidade Volvo, dispositivo que usa a conectividade por GPS para identificar trechos críticos, com altos índices de acidentes, e limitar a velocidade máxima independente da ação do motorista. De acordo com a Volvo, a tecnologia, após um ano de uso em Curitiba, diminuiu em 50% as colisões com ônibus no BRT local.

Os 80 chassi Volvo B8RLEA articulados da Subus serão produzidos na fábrica da Volvo em Borås, Suécia e encarroçados pela unidade da Marcopolo na cidade de Cota, na Colômbia. De lá, seguirão para o Chile.

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