Ônibus brasileiro recebe primeiro ar-condicionado movido a energia solar

Projeto desenvolvido pela startup catarinense Innovaklim em parceria com a Comil Ônibus oferece mais sustentabilidade reduzindo significativamente a emissão de carbono

Em busca de novas soluções para reduzir os gastos operacionais dos clientes, a Innovaklim e Comil uniram esforços para desenvolvimento do primeiro ônibus zero quilômetro com motorização a diesel e sistema de ar- condicionado totalmente elétrico e ecológico.

O sistema funciona com energia gerada por alternador independente e por placas solares. O projeto possui, entre as principais vantagens, a redução no consumo de combustível, e por consequência a redução das emissões de carbono que giram em torno de 8% a 20%.

A carroceria Comil Piá Rodoviário produzido especialmente para a concessionária Volkswagen Rezende, de Manaus, conta com 31 lugares, poltronas executivas, acessibilidade, itinerário e luminárias de led.

Visão interna do modelo (Divulgação)

O ar-condicionado Innovaklim, por sua vez, possui tecnologia 100% brasileira, que utiliza o gás refrigerante 410a, que é considerado um dos mais ecológicos do mundo, além de ser extremamente silencioso para os passageiros, possui facilidade de manutenção e rapidez na reposição, já que o equipamento é modular.

 Segundo a Innovaklim, foram necessários dois anos para o desenvolvimento do sistema. Nesse período, a empresa fez estudos para definir até o tipo de gás refrigerante, firmando seu compromisso com o meio ambiente.

Desde 2019, a Innovaklim, uma empresa brasileira com sede em Indaial e filiais em Florianópolis, em Santa Catarina, e em Campinas, interior paulista, desenvolve e implementa soluções ecológicas para reduzir o consumo de diesel em frotas de veículos pesados.

Veja também

Por