Flórida expande linhas de trem buscando aquecer economia local

O projeto da linha ferroviária vai ligar o sul da Flórida ao aeroporto internacional de Orlando, que recebe aproximadamente 68 milhões de passageiros por ano

Com o propósito de abrir rotas intermunicipais entre as cidades da Flórida, a Brightline, empresa que oferece viagens rápidas de trem, já inaugurou estações em Miami, Fort Lauderdale e West Palm Beach. O projeto da linha ferroviária visa ligar o sul da Flórida ao aeroporto internacional de Orlando, que recebe aproximadamente 68 milhões de passageiros por ano.

Intitulada como fase 2 do projeto Brightline, esta etapa terminou em fevereiro uma das quatro zonas ao longo do corredor que leva ao aeroporto internacional de Orlando. A Brightline acredita que em um período de oito anos o seu corredor ferroviário terá impacto econômico de US$ 6,4 bilhões, gerando mais de dez mil novos empregos.

De olho na expansão dos trilhos, o transporte da Brightline tem como objetivo encurtar as distâncias entre os principais destinos da Flórida, dando aos viajantes uma locomoção rápida e com viagens a partir de US$ 10. A expectativa é que a linha Brightline entregue duas novas estações até o final de 2022.

Segundo Daniel Ickowicz, diretor de vendas da Elite International Realty, consultoria imobiliária que atua na Flórida, a expansão dessas linhas ferroviárias que pretendem ligar Miami a Orlando, além de beneficiar os residentes, movimentam a economia local, chamando a atenção de turistas e novos moradores, valorizando a região. “A Flórida vem atraindo novos residentes e diversas empresas estão se instalando no estado, ter um transporte que facilite a circulação dessas pessoas é primordial para o crescimento econômico, cultural e social da região”, comenta Ickowicz. Em um futuro próximo, o projeto inclui paradas em Tampa e na Disney.

Veja também

Por