Marcopolo passa a prestar serviços de engenharia para o setor industrial

A Tecnopolo Engineering Services terá uma atuação ampla, desde o projeto conceitual até a validação final do produto, com ferramentas de engenharia assistida por computador

A Marcopolo apresenta a Tecnopolo Engineering Services, uma iniciativa intraempreendedora para oferecer serviços de simulação e testes ao setor industrial.

Focando em investir em projetos que contribuem com o futuro da mobilidade a partir do uso de tecnologias, um dos pilares estratégicos da Marcopolo, a Tecnopolo conta com estrutura para realizar testes de qualidade em empresas agrícolas, moveleiras, de autopeças e de estruturas metálicas da região Sul.

“Temos 72 anos de atuação no encarroçamento de veículos e realizamos investimentos contínuos para inovar em nossos processos de fabricação. A partir dessa expertise, queremos oferecer a nossa estrutura, conhecimento de engenharia e a capacidade técnica para apoiar empresa da região Sul que precisam realizar testes de qualidade e de eficiência em seus produtos”, revela Luciano Resner, diretor de engenharia da Marcopolo. O executivo complementa que já foram realizados serviços para a indústria automobilística e de autopeças. Além de estar em contato com o setor de moveleiro e agrícola da região para futuros serviços.

A atuação da Tecnopolo é ampla, desde o projeto conceitual até a validação final do produto, com ferramentas de engenharia assistida por computador (CAE na sigla em inglês). A companhia oferece ainda laudo e homologação junto aos órgãos certificadores. Os testes e simulações poderão ser realizados na Marcopolo, em Caxias do Sul (RS) ou localmente, junto ao cliente.

Tecnopolo no G 8

Segundo a Marcopolo, o lançamento da Geração 8, no segundo semestre de 2021, foi decisivo para a empresa passasse a oferecer externamente os serviços da Tecnopolo Engineering Services, responsável pelos testes de confiabilidade e validação dos produtos. Foram feitas análises de durabilidade de materiais, resistência mecânica, segurança veicular, instrumentação, conforto térmico e aerodinâmica.

Entre os testes realizados pela Tecnopolo para o lançamento da Geração 8 estão as simulações virtuais para dimensionar como o veículo se comporta em situações reais e as reproduções in loco, no campo de testes da companhia. Neste projeto, a companhia realizou ações inéditas, como as simulações de tombamento e colisão, que permitiram comprovar fisicamente a segurança dos passageiros em eventuais acidentes.

Veja também

Por