Santiago torna-se a milésima cidade a adotar a Optibus no planejamento do transporte público

O número de cidades atendidas pela Optibus dobra em seis meses

Santiago do Chile tornou-se a milésima cidade a otimizar e potencializar seu sistema de transporte público com a Optibus, a plataforma nativa na nuvem para programação, planejamento, escala e operacionalização do transporte de massa. Esse marco histórico indica que o número de cidades que utilizam a Optibus, a fim de aumentar a eficiência do transporte, mais que dobrou no período de seis meses, ou seja, desde o momento quando Park City em Utah se tornou a 500ª cidade.

O Chile, que acaba de lançar a Optibus no país, é um dos diversos novos mercados nos quais a empresa adentrou nos últimos 12 meses, como também a Austrália, África do Sul, França, Espanha, Portugal, Suécia, Itália, Polônia, Luxemburgo, e Eslováquia.

O lançamento da Optibus em Santiago acontece em parceria com a Metbus, a maior operadora de transporte público do Chile.  A Metbus é responsável por 25% do sistema de transporte público de Santiago, o qual atende 11,6 milhões de passageiros por mês. Além disso, a empresa tem a maior implementação de veículos elétricos (EV) das Américas, com 436 ônibus elétricos em uma frota total de 1.542. Muito embora já tenha desenvolvido e implementado um sistema completo de gerenciamento e recarregamento, a Metbus verificou a necessidade de um sistema centralizado e ainda mais avançado, que fosse capaz de otimizar sua ampla frota de veículos elétricos e contribuir para o avanço da empresa. 

Os primeiros resultados de um piloto da Optibus em Santiago demonstraram à Metbus facilidade na integração de veículos elétricos e a diesel em uma mesma linha, bem como ao longo de diversas linhas, demonstrando significativa economia de tempo e redução de custos.  A Optibus foi escolhida em função de suas inovadoras funcionalidades de programação e planejamento de EV e de sua capacidade de aumentar exponencialmente as operações e a eficiência do serviço. 

Diego Fuentes, gerente de planejamento e desenvolvimento da Metbus, afirmou que “não existe outro sistema de otimização no mundo que se equipare à Optibus”. Ele explica que “o método inovador de resolução de problemas de transporte, somado à aprendizagem automática e a uma interface de usuário intuitiva faz desse software uma ferramenta poderosa e fácil de usar, que atende tanto nossa programação e planejamento diários, quanto nossas operações de veículos elétricos. Essa funcionalidade é crucial na redução das alterações climáticas e contribui na atração de mais pessoas para o transporte público”. Fuentes conclui afirmando: “estamos bastante animados com a utilização dessa plataforma all-in-one e de fácil utilização, e por isso colocarmos Santiago na lista das mil cidades que atuam com a Optibus para a melhoria do transporte público.”

A utilização da Optibus ao redor do mundo é diversificada, abrangendo diversos segmentos do mercado, desde grandes agências de transporte público tais como a  Auckland Transport da Nova Zelândia, e operadoras familiares, como o Grupo Mimo no Brasil e a Falcon Buses do Reino Unido, até mesmo gigantes da tecnologia do Vale do Silício que operam ônibus fretados. O apelo produzido pela plataforma aos mais variados setores, a coloca numa posição de liderança em operações de transporte público em diversas regiões do mundo.  Por exemplo, mais da metade dos ônibus da cidade de Lisboa, assim como do Reino Unido, utilizam a Optibus em suas operações, e esse número atinge 60% no Vale do Silício. 

 “Mil cidades representam um marco impressionante!”, comemora Amos Haggiag, CEO e cofundador da Optibus. Ele observa que “esse feito reflete o impulso global em tornar o transporte público o principal meio de mobilidade urbana ao mesmo tempo que vai de encontro às necessidades de aumento da eficiência operacional, da redução de custos assim como da melhoria na qualidade do serviço oferecido. Todos esses fatores reforçam ainda mais a digitalização e a inovação como elementos primordiais para que possamos satisfazer as necessidades crescentes de motoristas de ônibus e de passageiros e de entregar serviços de transporte às pessoas e locais com maior demanda.”

A fim de atender o crescente número de cidades que utilizam a Optibus e a integração entre agências e operadores em escala global, a Optibus dobrou o número do seu pessoal desde janeiro de 2021, expandindo sua presença em todo o mundo, com novos escritórios em Londres e Paris e representações regionais na Suécia, Itália, Turquia, Espanha, Chile, entre outras mais. 

Sobre a Optibus

A Optibus é uma solução de ponta a ponta nativa na nuvem para programação, planejamento, escala e operacionalização potencializada por inteligência artificial (AI) e avançados algoritmos de otimização. Agências de transporte público e operadores ao redor do mundo confiam na Optibus para o aumento da eficiência, melhoria da qualidade do serviço, promoção da equidade no transporte, redução de emissões e de custos, e para modernizar suas operações. Saiba mais: www.optibus.com 

Sobre a MetBus

Fundada em 2004, a Metbus é a maior operadora de transporte público do Chile. A Metbus é responsável por 25% do sistema de transporte público em Santiago e atende mais de 12 milhões de passageiros por mês e apresenta a maior implementação de veículos elétricos (EV) das Américas, com 436 ônibus elétricos de uma frota total de 1.542.

Veja também

Por