BAE Systems oferece soluções de propulsão híbrida elétrica no Brasil e América do Sul

O objetivo da empresa é firmar parcerias com montadoras, fabricantes de chassis de veículos comerciais e os fabricantes de carrocerias de ônibus que desejem oferecer ônibus elétricos e híbridos no país com uma linha de produtos de propulsão que pode atender o mercado

A BAE Systems, especializada em soluções elétricas e híbridas para ônibus, barcos, caminhões pesados e veículos militares, com atuação em mais de 40 países, passa a oferecer seus produtos e tecnologias de propulsão no Brasil e em países da América do Sul.

Com forte presença na Europa, América do Norte e Ásia, a empresa está presente no Brasil há vários anos no fornecimento de sistemas para as Forças Armadas. Agora, disponibiliza também soluções inovadoras de transporte elétrico e possui expertise em gestão de energia e propulsão eficiente, com soluções elétricas sustentáveis e de alto desempenho.

Essas soluções serão fornecidas pela unidade de Power Propulsion Systems, com parcerias e o fornecimento de sistemas de propulsão elétrica e híbrida para os fabricantes nacionais. O objetivo é ter como parceiros as montadoras, fabricantes de chassis de veículos comerciais e os fabricantes de carrocerias de ônibus que desejem oferecer ônibus elétricos e híbridos no país com uma linha de produtos de propulsão que pode atender o mercado, com soluções para caminhões e ônibus.

Hoje, mais de 14 mil sistemas elétricos híbridos da BAE Systems já estão operando em todo o mundo, economizando combustível e emissões de C02 e reduzindo a manutenção dos operadores de transporte coletivo. A empresa oferece uma variedade de opções de eletrificação, desde acessórios para veículos elétricos até propulsão de zero emissão, utilizando bateria e células a combustível de hidrogênio para ônibus, caminhões e barcos, de acordo com as necessidades de cada região e negócio.

Estados Unidos-

Em São Francisco, na Costa Oeste dos Estados Unidos, a San Francisco Municipal Transportation Agency (SFMTA) encomendou três novos ônibus totalmente elétricos Nova Bus LFSe+ com sistema de transmissão elétrica a bateria Série-EV da BAE Systems para teste na cidade. A metrópole norte-americana possui uma frota significativa de mais de 300 veículos operando com powertrain da BAE Systems, sendo líder na adoção de ônibus híbridos elétricos, desde 2001, e agora está se preparando para uma operação totalmente elétrica.

Os três novos veículos são equipados com sistema de propulsão BAE Systems totalmente elétrico que produz 200kW de potência e 5.200Nm de torque. O projeto e a fabricação do motor e da eletrônica do powertrain da BAE Systems foram realizados em Endicott, Nova York.

Este teste vem na sequência de um número crescente de veículos vendidos pela Nova Bus, todos equipados com os sistemas elétricos da BAE Systems. Além das unidades para São Francisco, em 2021, 15 veículos Nova Bus LFSe+ foram adquiridos pela autoridade de transporte público de Vancouver, TransLink, que foi seguido por pedidos adicionais na América do Norte, incluindo Milwaukee, Wisconsin, e Broome County, N.Y

Veja também

Por