São José dos Campos recebe 12 Veículos Leves sobre Pneus totalmente elétricos, que serão integrados ao transporte público da cidade, na Linha Verde. Os modelos foram fabricados pela BYD e têm autonomia de 250 km

O VLP tem 22 metros de comprimento, baterias de fosfato ferro lítio, com autonomia de até 250 km com uma carga completa de três horas

A caravana de 12 Veículos Leves sobre Pneus (VLP) articulados e 100% elétricos chegou a São José dos Campos, no interior paulista. Entregues pela BYD, empresa que venceu a licitação para a produção dos veículos, em breve eles irão compor a frota do novo transporte público da cidade. 

Os veículos têm propulsão elétrica, não emitem gases nocivos, são mais econômicos, com menor custo de manutenção e melhor desempenho.

Os VLP de São José contam com tecnologias de biossegurança, exigidas pela prefeitura no projeto, um sistema UV-C de desinfecção do ar instalado no ar-condicionado, acabamento com aditivos antimicrobianos nas poltronas, balaústres e pega-mãos.

As portas contam com vão livre nos conceitos widedoor e slidedoor, facilitando o embarque e desembarque de passageiros, além de um sistema que evita que elas fechem quando há qualquer movimento próximo. Para maior segurança dos usuários, os veículos têm seis câmeras de alta definição, duas delas com infravermelho.

Autonomia

O VLP tem 22 metros de comprimento, baterias de fosfato ferro lítio, com autonomia de até 250 km com uma carga completa de três horas. A iluminação externa terá faróis em full led. Os espelhos retrovisores foram substituídos por duas câmeras de alta definição, que cobrem um campo de visão maior e permitem que o motorista vejam pontos cegos e tenha facilidade de manobra, aumentando a segurança no trânsito.

Em março, mais de um milhão de pessoas conheceram o VLP em São José dos Campos, quando o modelo esteve na cidade para visitação e em tour virtual.

Veja também

Por