Caio lança equipamento para purificação de ar

O novo item apresentado pelo Caio Protect foi liberado para utilização por órgãos regulamentadores na cidade de São Paulo

O equipamento testado nos ônibus urbanos da Caio possui tecnologia de oxidação avançada, resultando na biossegurança do salão interno das carrocerias por meio da purificação do ar, por sistema de atomização de peróxido de hidrogênio (H²O²), com a finalidade de mitigar do ar e superfícies vírus, bactérias, mofos, fungos, compostos orgânicos voláteis, alergênicos, odores e fumaça.

O peróxido de hidrogênio é uma solução que se dissipa facilmente em contato com o ar e é amplamente utilizado pela indústria de detergentes, alvejantes, sabões e, na medicina, como desinfetante ou agente esterilizante.

O diretor industrial do Grupo Caio, Maurício Lourenço da Cunha, aponta as vantagens do sistema. “É uma tecnologia que agrega alta proteção contra vírus e bactérias, necessidade perene a partir dos acontecimentos dos últimos anos, com a preservação da usabilidade e design interno dos ônibus”.

O engenheiro de produto, Rafael Ting Sun Guimarães, destaca que “o equipamento é de fácil e rápida instalação, tanto em ônibus zero km como nos já em operação, não sendo necessárias alterações na carroceria ou mudanças na configuração do veículo. O tempo médio de instalação é de 50 minutos e o aparelho não fica visível no salão interno. Outro atributo é que o equipamento possui baixo consumo de energia.”

Segundo a Caio, a nova tecnologia proporciona economia ao operador, pois, com a ação ativa (sistema de purificação contínua) no ar e nas superfícies, quanto mais o veículo estiver em operação, mais eficiente o sistema se torna, saturando o ar por meio da equalização interna, auxiliando no tratamento de outros contaminantes trazidos pelos passageiros e pela abertura das portas.

Sendo assim, a higienização do salão interno acontece sem a necessidade de o veículo permanecer parado ou da aplicação de produtos por mão de obra especializada, que utiliza EPI, além de controles, estocagens e descartes com respeito às regras ambientais, itens que representam custos elevados ao frotista.

O equipamento também possui um sistema incorporado ao painel do motorista, que aponta se a emissão do componente purificante está efetiva, mostrando a confiabilidade do produto.

Programa –

O Caio Protect é um dos programas desenvolvidos pela OniPlus, uma equipe de inovação e produtos especiais da Caio. De acordo com a Caio, uma das formas de garantir agilidade nos estudos de novos itens, com qualidade certificada e comprovada por órgãos competentes, é a parceria com universidades, startups e empresas privadas especializadas em desenvolvimento de produtos.

A Mercato Automação, uma das empresas fornecedoras da Caio, representa no Brasil uma nova tecnologia, o Halo-Led, para garantir a qualidade do ar no salão interno dos ônibus, em locais fechados e com alto fluxo ou concentração de pessoas.

Veja também

Por