A Mercedes-Benz apresenta sua nova van totalmente elétrica. O Sustaineer, lançado na Alemanha e baseado na Mercedes-Benz eSprinter, conta com filtro de partículas finas no módulo frontal e na parte inferior da carroceria, painel solar no teto, peças feitas de materiais reciclados e sistema de aquecimento próximo à carroceria

Nova van elétrica apresentada na Alemanha contém filtros de partículas finas que reduzem emissão de poeira em mais de 50%

As inovações e soluções técnicas que integram o SUSTAINEER foram pensadas tendo em vista a possibilidade de produção em série, para que seja viável a sua utilização nas futuras gerações de veículos Mercedes-Benz Vans.

A Mercedes-Benz está convencida das vantagens ecológicas e econômicas das vans movidas a bateria e se prepara para se tornar totalmente elétrica antes do final da década – sempre que as condições de mercado permitirem. Como parte da estratégia “Ambition 2039”, a Mercedes Benz Vans segue o objetivo de tornar a frota de vans particulares e comerciais neutras em todo o seu ciclo de vida – desde a fase de desenvolvimento até a rede de abastecimento, e desde os próprios processos de fabricação da empresa e a eletrificação de produtos até o uso de energia renovável para a operação de veículos elétricos. A partir de 2022, a produção será neutra em carbono em todas as fábricas de vans da empresa em todo o mundo e usará apenas eletricidade de fontes de energia renováveis.

A Mercedes-Benz Vans firmou seu foco em liderança por eletromobilidade em sua estratégia e está sistematicamente eletrificando todas as suas linhas de modelos. Em alguns mercados, por exemplo, estão disponíveis as vans elétricas eVito, a eSprinter, a eVito Tourer e a EQV. No próximo ano, o portfólio de veículos elétricos será ampliado para incluir o segmento de pequenas vans com a adição do eCitan e do EQT. Isso tornará a Mercedes-Benz a única fabricante no mundo a oferecer um modelo livre de emissões em todos os segmentos de vans – e esse é apenas o próximo passo no caminho para um futuro totalmente elétrico. A partir de meados da década, todas as novas arquiteturas de veículos serão apenas elétricas. Para este fim, a Mercedes-Benz Vans está desenvolvendo uma arquitetura completamente nova de van exclusivamente elétrica, chamada VAN.EA.

Novo conceito de reparo sustentável para baterias

No segundo semestre de 2022, a Mercedes-Benz implantará um conceito de reparo sustentável em todos os segmentos de vans para prolongar o ciclo de vida das baterias de alta tensão instaladas em seus veículos. Aos três R’s da economia circular de “reduzir”, “reutilizar”, “reciclar”, agora pode ser adicionado um quarto: “reparar”. Além disso, a Mercedes-Benz Vans também está trabalhando para que as baterias sejam recicladas o máximo possível. Até 2030, o objetivo é reduzir o uso de recursos primários usados ​​em sistemas de acionamento e tecnologia de bateria em 40% em comparação com os números atuais. Para proteger os direitos humanos, o fabricante automotivo adquirirá somente células de bateria contendo lítio e cobalto de minas certificadas no futuro. Além disso, todas as fases das cadeias de abastecimento dos fornecedores de células de bateria serão inspecionadas de acordo com as diretrizes da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

50% menos poeira fina

A qualidade do ar é um fator chave para o bem-estar nas áreas urbanas. Junto com as emissões de CO2, o tráfego rodoviário também produz níveis significativos de poluição por partículas. O Sustaineer possui uma série de novidades projetadas para minimizar ainda mais a produção de partículas causadas pelo desgaste de pneus, freios e asfalto. Isso inclui dois filtros de partículas finas desenvolvidos em colaboração com os especialistas em filtração Mann + Hummel, discos de freio de baixa emissão e baixo desgaste e pneus que são otimizados para resistência ao rolamento e, portanto, têm baixos níveis de ruído e desgaste.

Além do trem de força elétrico, o modelo oferece uma visão do potencial de conservação dos recursos naturais por meio do aumento do uso de materiais reciclados. Os painéis da parte inferior da carroceria são feitos de polipropileno reciclado e pneus usados, e o material de enchimento UBQ feito de lixo doméstico reciclado.

Para a divisão entre o bagageiro e a cabine, a Mercedes Benz Vans utiliza painéis de palha natural. Eles são recicláveis, biodegradáveis, livres de formaldeído e podem receber um revestimento impermeável.

Junto com o trem de força elétrico de baixo ruído, estão pneus com baixa resistência ao rolamento e a Porta Speed​​Delivery desenvolvida pela Mercedes Benz Vans. Isso não só oferece benefícios em termos de ergonomia e eficiência, mas também abre e fecha muito mais silenciosamente do que as portas de correr convencionais.

Soluções de comunicação-

Os gerentes de frota geralmente têm necessidades especiais de software de navegação e logística. A Mercedes Benz está trabalhando no desenvolvimento da nova plataforma Stage para colocar suas soluções de software individuais em seus veículos. Isso permitirá que qualquer aplicativo Android seja usado com segurança no veículo, sem distrair o motorista. No Susteineer, a Mercedes-Benz Vans está testando o uso de tais aplicativos no sistema de infoentretenimento MBUX pela primeira vez. O planejamento de rotas eficientes que levam em consideração as condições do tráfego em tempo real, contribuirão para diminuir o consumo de energia no transporte de entrega e reduzir as emissões de partículas finas.

A câmera para monitorar as condições da estrada permite que o estado da infraestrutura seja verificado e avaliado usando dados de alta qualidade de futuras vans Mercedes-Benz. Com o auxílio da inteligência artificial, os dados são analisados ​​automaticamente no Mercedes-Benz Cloud, podendo ser fornecidos a vilas e cidades ou a emissoras de notícias de trânsito para aumentar a segurança no trânsito.

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