Schaeffler e Mobileye firmam acordo de cooperação para produzir micro-ônibus autônomos. O chassi rolante da Schaeffler é combinado com o sistema de auto dirigibilidade Mobileye Drive™ para desenvolver uma plataforma para veículos em nível 4 de automação, que estará disponível a partir de 2023

O chassi rolante da Schaeffler é uma plataforma flexível e escalável para soluções de mobilidade novas e sem motorista

O fornecedor automotivo e industrial Schaeffler e a Mobileye, uma empresa Intel e fornecedora líder em soluções de direção automatizada, firmaram uma cooperação de longo prazo. “As rápidas mudanças regulamentares e tecnológicas, a urbanização crescente e a crescente consciência social da mobilidade estão aumentando a necessidade de conceitos alternativos e inovadores, tais como pessoas autônomas ou movimentadores logísticos”, diz Matthias Zink, CEO Automotive Technologies da Schaeffler AG. “Eles desempenham um papel crucial na mobilidade sustentável e são um campo futuro em nosso Roadmap 2025″. Com a parceria com a Mobileye, queremos desenvolver  micro ônibus autônomos para produção em série.”

O chassi rolante da Schaeffler, uma plataforma modular para novos conceitos de mobilidade, é combinado com o sistema de auto dirigibilidade Mobileye Drive™. O objetivo: desenvolver uma plataforma nova e flexível para micro-ônibus autônomos e outros produtos veiculares em nível 4 de automação e oferecer aos clientes em todo o mundo soluções para Mobilidade como Serviço (MaaS) e Transporte como Serviço (TaaS). “Mobileye Drive™ é uma solução versátil e escalável que permite que qualquer tipo de veículo se torne autônomo. A inovadora plataforma de veículos Schaeffler com chassi rolante equipada com Mobileye Drive permitirá uma ampla implantação de micro ônibus autônomos e outras soluções de transporte sem motorista a partir dos próximos anos”, diz Johann Jungwirth, vice-presidente da Mobility-as-a-Service da Mobileye.

Ao combinar a tecnologia de veículos autônomos da Mobileye com o chassi rolante da Schaeffler, ambas as empresas podem oferecer uma plataforma de veículos, altamente flexível e adaptável que atende às normas de segurança automotiva com as redundâncias necessárias e, assim, permite a rápida escalada de soluções de transporte autônomo a partir de 2023. Os prestadores de serviços de mobilidade e as empresas de transporte de mercadorias abrirão assim o caminho para a introdução de shuttles autônomos economicamente viáveis, já que os tempos de operação e a eficiência podem ser significativamente aumentados.

O Mobileye Drive™ sistema de autocondução é uma solução chave para os veículos autônomos que oferece segurança devido a dois conceitos centrais: o modelo formal de  segurança Responsibility-Sensitive da Mobileye para a tomada de decisões do sistema, e um dispositivo de percepção com o True Redundancy™ em que dois subsistemas independentes (câmeras e radares + lidars) se combinam para permitir uma percepção robusta. O sistema de auto-direção também pode ser implantado sem limitação geográfica graças à experiência rodoviária da Mobileye Management™ Tecnologia de mapeamento de veículos autônomos através da qual é criado um mapa AV de propriedade da concessionária rodoviária e  que será atualizado automaticamente usando dados coletados de sistemas avançados de assistência ao motorista.

Veja também

Por