Volvo passa a oferecer ônibus rodoviários por assinatura

A nova opção financeira permite que o transportador utilize o ônibus por um período pré-determinado entre 36 e 60 meses, podendo devolvê-lo ao final do contrato

A Volvo apresentou na Lat.Bus Transpúblico 2021 uma nova modalidade financeira para os operadores de ônibus rodoviários, que podem colocar os veículos na estrada sem qualquer investimento inicial, pagando apenas uma parcela mensal. Esta opção permite que o transportador utilize o ônibus por um período pré-determinado entre 36 e 60 meses, podendo devolvê-lo ao final do contrato.

“Trata-se de um modelo de leasing operacional, que é muito parecido com uma oferta de locação ou assinatura de veículos, que existe no mercado de automóveis”, declara Paulo Arabian, diretor comercial de ônibus da Volvo no Brasil.

“É uma modalidade com diferenciais bastante competitivos e que incorpora um pacote de serviços, como despachante e manutenção, por exemplo, que a Volvo já disponibiliza para caminhões, mas que é inédita para o segmento de ônibus rodoviários de passageiros, turismo e fretamento”, complementa Valter Viapiana, diretor comercial da Volvo Financial Services no Brasil.

A Volvo fará inicialmente uma oferta limitada de veículos nesta modalidade. Neste modelo, o transportador não precisará fazer o desembolso de capital para investimento inicial na compra do veículo, recebendo um ônibus completo de imediato, pronto para rodar, passando a pagar um valor mensal pelo período do contrato acordado. Os serviços agregados, como a manutenção, tacógrafo, despachante e até gestão de frota são definidos de acordo com a operação de cada transportador, sob medida.

De acordo com a Volvo, além de não necessitar investir na aquisição do veículo, o transportador tem o benefício de poder escolher o que fazer ao término do contato: devolver o bem ao Banco Volvo ou ofertar uma proposta de compra e permanecer com o veículo definitivamente.

“É um sistema financeiro que garante benefícios para ambas as partes. E contribui de forma significativa para a operação de transporte num momento em que o transportador tem dificuldades para fazer um investimento inicial maior na compra do veículo. Também permite que este operador direcione seus esforços exclusivamente para sua operação de transporte de passageiros, deixando com a Volvo a manutenção e outros serviços, garantindo-lhe maior disponibilidade e consequentemente maiores oportunidades de ampliar o faturamento”, explica Valter Viapiana.

“O serviço é exclusivo para ônibus rodoviários pesados, como os chassis B420R+ e B450R+, recentemente lançados pela marca”, informa Paulo Arabian. Esses modelos chegam ao mercado com uma nova geração da transmissão I-Shift e a aceleração inteligente, duas tecnologias que, juntas, garantem até 5% de economia em combustível, dependendo da rota. Os chassis também tiveram aprimoramentos no Sistema de Segurança Ativa e de conectividade, com novidades no App Volvo Bus Connect.

Os novos ônibus são destinados para rotas extensas, que usam versões double decker (duplo piso) e low driver (posto do motorista rebaixado no primeiro piso), para viagens de 400 quilômetros ou mais. Podem ter configurações de eixos 6×2 e 8×2, com motorizações de 420cv e 450cv.

“A Volvo é uma marca focada em inovação. Acabamos de apresentar novas tecnologias em nossa linha de rodoviários e agora temos novidade também em serviços financeiros. O pagamento do veículo como serviço e não como um bem é um conceito que vem ganhando força no mercado. E os clientes Volvo que operam com chassis rodoviários passam a agora a ter mais essa opção”, explica Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses Latin America.

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