Nova plataforma de gestão oferece segurança no transporte urbano

Solução tecnológica da Sentran traz vantagens como monitoramento do trajeto de estudantes, transporte de pessoas com mobilidade reduzida e diminuição de custos

A Sentran desenvolveu o MOBI2GO, uma plataforma para gestão do transporte que oferece funcionalidades como o monitoramento dos trajetos de estudantes e transporte individualizado para pessoas com mobilidade reduzida.

A solução é focada em transporte gerido por prefeituras, governos estaduais e concessionárias responsáveis pelo serviço nessas esferas. As aplicações da plataforma são variadas. De acordo com a empresa, os pais podem, por exemplo, acompanhar por um aplicativo em seu smartphone os trajetos dos filhos, na ida e volta da escola.

No caso de pessoas com mobilidade reduzida, a solução permite que o usuário faça chamadas imediatas ou agende viagens, podendo optar por veículos adaptados. Para garantir o bom funcionamento do sistema, todos os motoristas passam por capacitações, que incluem qualidade no atendimento a públicos específicos.

Além de todos esses benefícios para os usuários, o poder público consegue redução de gastos com sua frota própria, já que o app pode ser utilizado em carros particulares de serviços de transporte, como Uber e 99. Outra utilidade é o transporte de funcionários intraprédios ou de objetos, como documentos e medicamentos entre unidades de saúde.

A Sentran informa que uma das principais vantagens da plataforma é a possibilidade de reunir um banco de dados detalhado de todos os trajetos, com informações sobre quilômetros rodados, velocidade e tempo de cada percurso, que auxiliam a melhorar as operações.

Os governos podem optar pelo pacote completo de soluções para gestão de transporte ou opções customizadas, com a utilização do aplicativo para acompanhamento de trajetos de estudantes; solicitação de chamadas imediatas ou agendadas para pessoas com necessidades especiais; programa de treinamento de motoristas e análise dos dados obtidos em cada viagem.

Resultados

O Grupo Forquilhinha responsável pela operação de transporte em Criciúma, em Santa Catarina, passou a oferecer por meio da solução serviço de transporte com monitoramento individualizado por aplicativo para crianças e adolescentes da rede municipal de ensino.

No município, o serviço foi batizado de GPSCOLA e beneficia 1.989 alunos, 351 deles com algum tipo de necessidade especial. Cada aluno recebe um cartão com QR Code, que deve passar no leitor ao entrar no transporte. Os pais ou responsáveis podem acompanhar todo trajeto do seu filho e receber notificações no embarque e desembarque nos três tipos de veículo (ônibus de 40 lugares, vans com 16 lugares e carros de quatro lugares).

As crianças portadoras de deficiência com mobilidade reduzida são levadas de casa e até a escola. Em Criciúma, são 14 ônibus, 4 vans e 24 veículos. Os pais ainda têm um canal de atendimento para dúvidas, reclamações e solicitações, com chat no sistema.

Em sua versão inicial, o MOBI2GO também trouxe ganhos a São José dos Campos, São Paulo, cidade sede da Sentran, ao auxiliar pessoas com algum tipo de deficiência em seus deslocamentos.  A solução reduziu em 95% a fila de espera e em 35% o custo por pessoa, na comparação com o sistema anterior de vans adaptadas.

“A solução foi criada para facilitar a vida das pessoas, contribuindo para a segurança dos estudantes, humanização do transporte de pessoas com necessidades especiais e a melhor utilização dos recursos públicos, com economia e gestão inteligente. Os feedbacks dos clientes mostram que em pouco tempo houve melhoria significativa na qualidade do serviço, e também nos dão informações relevantes para o aperfeiçoamento contínuo da plataforma”, afirma o sócio diretor da Sentran, Eduardo Ramalho.

Veja também

Por