Governo de São Paulo entrega 116 novos ônibus e marca o início da modernização da operação metropolitana no ABC. Os novos veículos integrarão o sistema intermunicipal de concessão da região, gerenciado pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU)

Prorrogação do contrato de concessão da EMTU com a Metra prevê, além da remodelação e modernização da frota intermunicipal da região, a construção do BRT e melhorias no Corredor ABD

O governado de São Paulo entregou na segunda-feira, 2 de agosto, 116 ônibus que irão circular em Diadema, São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Santo André, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Os novos veículos integrarão o sistema intermunicipal de concessão do ABC (antiga área 5), gerenciado pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), vinculada à Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos.

A renovação da frota faz parte de um investimento de R$ 55,3 milhões a ser realizado pela Next Mobilidade (ABC Sistema), SPE (Sociedade de Propósito Específico) criada a partir da prorrogação por 25 anos do contrato de concessão com a Metra, operadora do Corredor ABD. Os novos ônibus, todos com carroceria Caio Apache Vip e ar-condicionado, vão atender 97 linhas metropolitanas na região e cerca de 110 mil pessoas diariamente.

Todos os 116 veículos entregues são fabricados com motor Euro V, com tecnologia para menor emissão de partículas poluentes em veículos movidos à diesel, 20 dispõem de suspensão a ar. Câmeras nas portas estão instaladas em 60 desses veículos, proporcionando mais segurança aos motoristas e passageiros. Todos possuem elevador para pessoas com mobilidade reduzida e são equipados com roteador wi-fi e tomadas USB para celulares.

BRT ABC – O investimento privado na renovação da frota faz parte de um pacote de investimentos e melhorias na área de mobilidade urbana do ABC, previsto como contrapartida à prorrogação do contrato de concessão com a Metra, concebido pelo Governo do Estado. O pacote inclui a construção do BRT ABC no valor estimado de R$ 860 milhões em investimentos privados. O sistema está previsto para operar plenamente a partir de 2023 com faixas exclusivas e corredores em 17,3 km de extensão ligando o centro de São Bernardo à capital. O pacote ainda contempla a reforma do Corredor ABD e a renovação da frota metropolitana remanescente que opera na região.

A seguir, as principais características do projeto:

– Custo total de implantação: R$ 860 milhões.

– 17,3 km entre o centro de São Bernardo do Campo, passando por Santo André, São Caetano do Sul, Terminal Tamanduateí (São Paulo) e Terminal Sacomã (São Paulo).

– Integração com a CPTM, Metrô, Expresso Tiradentes, linhas da SPtrans e ao Corredor ABD.

– 20 estações e três terminais.

– 170 mil passageiros por dia.

Tempo de percurso:

Expresso: 40 minutos.

Semi-expresso: 43 minutos.

Parador: 52 minutos.

Intervalo entre os ônibus:

Expresso: 08 minutos (pico).

Semi-expresso: 03 minutos (pico).

Parador: 04 minutos (pico).

Velocidade média prevista:

Expresso: 25 km/h.

Semi-expresso: 23 km/h.

Parador: 19 km/h.

Estrutura prevista:

– Vias segregadas e faixas exclusivas com pavimento rígido de concreto;

– Circulação na faixa à esquerda das principais avenidas de pista dupla já existente;

– Todos os veículos com portas à esquerda;

– Estações com acesso em nível (veículos de piso baixo);

– Cobrança de Tarifas fora dos veículos para diminuir o tempo de embarque;

– Não deverá haver pontos à direita nas vias onde passará o BRT;

– Estações terão pontos de ultrapassagem entre os ônibus;

– Identidade visual própria dos veículos;

– Estações envidraçadas com ar-condicionado, internet grátis (wi-fi); painéis com previsão de chegada dos ônibus;

– CCO (Centro de Controle Operacional) no Terminal de São Bernardo do Campo;

– Cada via de ônibus terá 3,5 metros de largura; cada ônibus tem entre 2,5 metros e 2,6 metros de largura.

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