Programa de inovação do transporte público lança novo Desafio do Coletivo

A partir de 7 de julho, quarta-feira, até dia 20 de agosto, os interessados podem acessar o edital e fazer as inscrições

O programa de inovação em mobilidade urbana Coletivo, criado pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), lança o III Desafio do Coletivo. A partir de 7 de julho, estão abertas as inscrições para novos projetos, com objetivo de promover mudanças positivas na mobilidade urbana. Todos os projetos inscritos devem ter como foco a mobilidade urbana coletiva e apresentar soluções voltadas para a melhoria do transporte público no país, com foco no aumento dos clientes. Ao final do Desafio, os três primeiros colocados serão pré-incubados no hub de inovação da NTU.

O III Desafio do Coletivo vai trabalhar com grandes temas da mobilidade urbana coletiva. Os inscritos deverão propor soluções voltadas para: meios de pagamento; sistemas de bilhetagem eletrônica; operação de transporte público; otimização de processos; fidelização do cliente; informação ao usuário e roteirização; geração de receitas extratarifárias; transporte sob demanda; mobilidade como serviço (MaaS); otimização do uso de dados (Big Data); além de soluções relacionadas à saúde e segurança.

Além de startups focadas em transporte público coletivo, o Desafio também pretende receber inscrições de grupos e profissionais de outros nichos de atuação, mas que apresentem soluções aplicáveis nas áreas da mobilidade urbana coletiva, como explica a coordenadora do programa de inovação, Mariana Amaral. “A intenção é ampliar o número de inscrições e diversificar os modelos de projetos inscritos”.  

O III Desafio do Coletivo será composto por três etapas principais: 1) Peneira – avaliação dos projetos inscritos e deferimento das inscrições pela equipe do Coletivo; 2) Seletivas – apresentação e avaliação classificatória; e 3) Pitch day – apresentação e avaliação final.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 20 de agosto, mediante preenchimento do formulário disponível no site eletrônico do Coletivo.

Acesse o edital.

Veja também

Por