CCR vence leilão de concessão das Linhas 8 e 9 da CPTM

Em parceria com a RuasInvest, o grupo conquistou a concessão das duas linhas, que têm 40 estações e transportam 1,1 milhão de passageiros por dia

A CCR venceu o leilão de concessão das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da rede de trens da região metropolitana de São Paulo, na sede da B3, por meio do Consórcio ViaMobilidade Linhas 8 e 9, em parceria com a RuasInvest.

A proposta apresentada pelo consórcio foi de R$ 980 milhões, que corresponde a um ágio de 202,56% sobre o valor mínimo de outorga. As duas linhas têm juntas mais de 72 quilômetros de extensão, 40 estações e transportam cerca de 1,1 milhão de passageiros por dia.

Ao vencer o leilão, o consórcio ViaMobilidade Linhas 8 e 9 passa a ser responsável pela operação, manutenção, ampliação, requalificação e modernização das linhas pelo prazo de 30 anos. O edital prevê também a aquisição de 34 novos trens para o sistema, entre outros investimentos.

“Ao conquistar mais essa concessão, o Grupo CCR se consolida como uma plataforma de investimentos em infraestrutura, ao mesmo tempo em que enfrenta o cenário desafiador imposto pela pandemia ao país, com a disciplina de capital que sempre marcou sua trajetória. Entramos neste projeto com a segurança de sermos uma empresa com um balanço robusto, com capacidade de contratar empréstimos e acesso a mecanismos de financiamentos de longo prazo”, disse Marco Cauduro, CEO do Grupo CCR.

No setor de mobilidade urbana, o Grupo CCR já detém as Linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô de São Paulo, o sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, por meio da CCR Metrô Bahia, o VLT Carioca e a CCR Barcas, no Rio de Janeiro. No total, são 50 estações de metrô, 19 de barcas e 3 linhas de VLT.

O Grupo CCR é responsável por 18 concessões no Brasil e no exterior, sendo 3.955 quilômetros de rodovias administradas em seis estados brasileiros. Com os 15 aeroportos conquistados recentemente, a CCR passa a administrar 19 aeroportos, sendo 16 no Brasil.

Veja também

Por