Praxio e Goal Systems firmam parceria

Em um cenário de crise causada pela pandemia, as duas empresas se unem para ajudar os operadores e gestores a manter o equilíbrio econômico e financeiro em operações do setor transporte de passageiros

A Praxio e Goal Systems, especializadas no transporte coletivo de passageiros, se unem para apresentar uma nova solução tecnológica, desenvolvida para reduzir os custos, dar mais flexibilidade, produtividade e melhorar o planejamento e a operação das empresas de ônibus.

“A parceria busca proporcionar aos gestores e operadores uma nova forma de planejar o transporte público, mais ágil e econômica, com a aplicação da Inteligência Artificial, capaz de gerar milhares de opções distintas de planejamento em questão de segundos. A tecnologia permite alcançar o melhor aproveitamento possível de veículos e da mão de obra, reduzindo os custos da operação”, de acordo com as empresas.

A solução é flexível e visa possibilitar aos operadores cumprir o seu quadro de horários, a frequência, os itinerários e as paradas, com a quantidade ideal de veículos, tripulação, quilometragem produtiva e ociosa, observando-se todas as regras operacionais e trabalhistas. A inteligência contida no sistema também permite obter de fontes diversas a demanda de passageiros por faixa horária e determinar a oferta ideal para atendê-la, reduzindo os custos operacionais, sem prejuízo do atendimento aos passageiros.

Além de contar com uma ferramenta de simulação de cenários, as empresas de ônibus poderão se beneficiar de ganhos de produtividade em função da maior eficiência das tabelas de horário, dos turnos de motoristas e cobradores, do planejamento de veículos e da tripulação, da programação das escalas e do replanejamento diário.    

O motor de cálculo

“A tecnologia, cujo principal diferencial é um poderoso motor de cálculo, alcançando níveis de solução dificilmente alcançáveis pela mente humana, é um dos grandes aliados para ajudar o transporte público a passar por essa crise, a sobreviver e a entrar a uma nova etapa, que a gente ainda nem sabe como vai ser. A questão da otimização é essencial nesse contexto, e como nós temos essa expertise, e a Praxio tem grande presença no Brasil, entendemos que a aliança é muito oportuna e tem valor para todos. Juntos, queremos alcançar o mercado com uma tecnologia de ponta, que traga retorno financeiro no curto prazo para os nossos clientes”, diz Romano Garcia, diretor da Goal Systems para o Brasil.

A empresa, que conta com trajetória de 30 anos, possui mais de 200 clientes e está presente em mais de 25 países atuando em todos os modais, informa que enxergou na brasileira Praxio “a oportunidade de transformar a gestão neste mercado e auxiliar o setor a recuperar o fôlego para os próximos anos.”

Assim, a solução é integrada ao ERP Globus, da Praxio, um sistema de gestão especialista que atua em todas as áreas de empresas de transporte, do backoffice à operação.

“Para as empresas de transporte, essa tecnologia representa ganho em tempo e competitividade, que só é possível com a experiência prévia que a Praxio possui em soluções, tecnologias e integrações no setor, como também a confiança que existe entre ela e seus clientes”, complementa Garcia.

Segundo Valmir Colodrão, CEO da Praxio, a parceria é mais um passo em direção à consolidação da companhia como um hub de soluções tecnológica para o transporte de passageiros. “Atualmente, a empresa possui market share de 52% no setor rodoviário urbano”, afirma.

Veja também

Por