China e Brasil celebram a saída do primeiro Skyrail da linha de produção

O SkyRail Bahia, localizado na cidade de Salvador, é a primeira linha de monotrilho do mundo parcialmente construída acima do mar

De acordo com a BYD, o SkyRail Bahia foi especialmente personalizado para atender às regulamentações e necessidades locais, como a primeira linha SkyRail do mundo construída para o mercado internacional. O veículo adota um design aerodinâmico, que reduz a resistência ao vento enquanto melhora a estética geral. Os veículos contam com portas e janelas amplas, excelente acessibilidade, enquanto o sistema de suspensão a ar garante que o veículo funcione silenciosamente.

Além disso, o SkyRail é equipado com um sistema de operação totalmente automático com tecnologia de controle de última geração e um sistema de atendimento ao cliente inteligente, com alto grau de automação, que permite um controle mais preciso das operações. O interfone de emergência e outros sistemas a bordo atendem aos passageiros em tempo real, garantindo uma experiência de pilotagem segura e conveniente. Os veículos também podem ser agrupados de forma flexível de acordo com as necessidades reais de capacidade.

A Linha SkyRail Bahia tem 25 estações, cobrindo uma extensão total de 23,3 quilômetros e será conectada ao metrô para formar uma ampla rede de transporte público.

O SkyRail é um sistema de monotrilho desenvolvido por uma equipe de mil pessoas, após cinco anos de pesquisa e desenvolvimento no valor de cinco bilhões de RMB, que visa resolver o congestionamento de tráfego nas cidades. Com um raio de viragem mínimo de 45 metros e capaz de escalar gradientes de 10%, o SkyRail está bem adaptado ao terreno difícil de Salvador. Além do mais, a tecnologia de direção autônoma avançada, juntamente com uma aparência atraente e futurista, permite que o SkyRail se encaixe perfeitamente em ambientes urbanos modernos.

As tecnologias exclusivas do SkyRail superaram muitas das dificuldades de construção e operação na Bahia. Por exemplo, os trilhos elevados não ocupam a superfície das ruas, o que significa que o espaço abaixo deles ainda pode ser reconstruído em áreas para pedestres, e sua posição elevada os mantém livres de inundações, o que tem sido um problema para a rede ferroviária existente da cidade. Graças ao sistema de monitoramento de linha integrado e ao sistema de operações inteligentes, o SkyRail pode identificar imediatamente riscos, resolver problemas e reduzir cargas de trabalho manuais. Além de oferecer transporte público confortável, de baixo carbono e eficiente para os residentes, a expectativa é que o SkyRail também ajude a atrair novos negócios e visitantes para a área, auxiliando os esforços do governo para impulsionar o turismo local.

O governador da Bahia, Rui Costa, afirma que o VLT do Subúrbio simboliza uma importante parceria internacional para a modernização dos transportes urbanos. “Depois de colocar a Bahia como a segunda em maior extensão do metrô do Brasil, damos agora um grande passo na modernização, com este veículo moderno que vai substituir um trem que não atendia mais às condições operacionais”, comenta.

Veja também

Por