Aeroporto Santos Dumont testa embarque digital

Passageiros são identificados por reconhecimento facial e não precisam apresentar bilhete aéreo nem qualquer documento de identificação

O aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, começou a testar o embarque de passageiros por reconhecimento facial, sem a necessidade de apresentação de qualquer documento ou de cartão de embarque. A tecnologia vai ser integrada ao sistema nacional, que vai permitir checar e validar a identidade do passageiro a partir do cruzamento de dados.

A nova solução está sendo testada com passageiros voluntários da companhia aérea Azul. A tecnologia das estações de identificação facial foi desenvolvida pela empresa de ITS Digicon, em parceria com Idemia e Azul/Pacer.

Outros pilotos já foram realizados com a tecnologia em 2020 nos aeroportos de Salvador (BA) e Florianópolis (SC). Segundo o ministério da infraestrutura, a proposta é de que, em dois anos, os 128 aeroportos doméstico do país estejam utilizando essa tecnologia. O objetivo é proporcionar mais rapidez e segurança no embarque dos passageiros.

Desde junho de 2020, o aeroporto Santos Dumont conta com os equipamentos de controle fornecidos pela Digicon.  Segundo a empresa, o dFlow BCBP (Bar Coded Boarding Pass) melhora o fluxo de passageiros, já que automatiza a leitura e validação dos cartões de embarque de cada usuário. Com a automatização do processo, é possível realizar o rastreamento completo dos passageiros que passam pelo equipamento e, com sistema de sensoriamento superior, evitar fraudes, como a passagem de duas pessoas ao mesmo tempo.

Veja também

Por