Respiradores pulmonares desenvolvidos pela Tacom são enviados para Cuiabá

A iniciativa faz parte do projeto social Inspirar, com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg)

No dia 7 de março, o Projeto Inspirar embarcou mais 30 ventiladores pulmonares, desenvolvidos pela Tacom, para a Santa Casa de Cuiabá, no Mato Grosso. A operação foi realizada em 24 horas por meio de uma aeronave, para a entrega dos equipamentos fosse rápida e eficiente.

Já foram entregues mais de dois mil equipamentos desde setembro do ano passado, sendo 1,8 mil doados para equipar leitos de entidades de saúde por todo o Brasil. A maior parte deles está em Minas Gerais, mas foram doados equipamentos para os estados de São Paulo, Bahia, Ceará e Mato Grosso.

A iniciativa tem como objetivo mobilizar o empresariado brasileiro a doar ventiladores para os hospitais. As doações, a partir de R$ 10, por meio do site Projeto Inspirar ou por telefone 0800-04 20 614.

A Tacom desenvolveu um protótipo de ventilador pulmonar inteligente, que poderá auxiliar no tratamento de pacientes contaminados pelo novo coronavírus. De fácil manuseio e com custo bastante inferior ao dos produtos importados, o modelo pode ser utilizado remotamente, bastando apenas um profissional para controle de até 50 equipamentos simultaneamente. A iniciativa faz parte do projeto social Inspirar, com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

Veja também

Por