BorgWarner fornece Visctronic® para ônibus da Mercedes-Benz

A embreagem viscosa controlada eletronicamente, que equipará os ônibus de motor dianteiro OM924 e OM926 da marca, permite redução do consumo de combustível

A BorgWarner anuncia o início do fornecimento da sua embreagem viscosa eletrônica, a Visctronic®, para os ônibus de motor dianteiro OM924 e OM926 da Mercedes-Benz. De acordo com a fabricante, para obter melhor performance, ventiladores maiores que exigem um desempenho mais preciso são necessários e apenas acionamentos de ventilador com controle eletrônico, como o da BorgWarner, podem atender a essa necessidade. A tecnologia permite desacoplamento mais ágil e redução da rotação do ventilador, resultando em economia de consumo de combustível.

“A BorgWarner é fortemente comprometida no desenvolvimento de produtos que ajudem nossos clientes a disponibilizarem veículos com melhor performance.” disse Vitor Maiellaro, diretor geral da BorgWarner ETTS Brasil. “E estamos muito satisfeitos em poder oferecer à Mercedes-Benz do Brasil uma tecnologia amplamente utilizada ao redor do mundo e com grandes ganhos de economia de combustível e redução de emissões.”

A unidade de controle do motor (ECU) do veículo controla a abertura da válvula da Visctronic, que por sua vez acopla o conjunto ativando a hélice que gerará o fluxo de ar para resfriar o motor. Conforme a temperatura diminui, a Visctronic desacopla diminuindo a rotação e velocidade do ventilador, sendo possível a atuação em rotações menores.

Uma vez que o acoplamento é mais suave com a Visctronic, há mais conforto de dirigibilidade com menor ruído do motor, e aumento da vida útil das correias, informa a fabricante. Além disso, com a função Fail Safe, que acopla o ventilador em caso de avaria elétrica ou rompimento do cabo, evita o superaquecimento do motor.

Veja também

Por