Meritor lança eixo para veículos pesados

Desenvolvido no Brasil, o novo MS-160 EVO está mais leve, e a previsão é que comece a ser produzido na fábrica de Osasco (SP) no segundo trimestre deste ano

A Meritor Brasil traz ao mercado brasileiro o MS-160 EVO, eixo traseiro de simples redução para aplicações em veículos de até 45 toneladas. Derivado do MS-160, eixo de grande representatividade da empresa no mercado global, o novo modelo recebeu diversas melhorias e está com novo design, atendendo às necessidades do segmento de pesados na América do Sul. A previsão é que este componente comece a ser produzido no segundo trimestre deste ano.


O eixo MS-160 EVO é uma evolução de seu antecessor e foi desenvolvido para trazer mais confiabilidade e desempenho às aplicações mais severas nas quais são utilizadas atualmente, como caminhões rodoviários, construção, coleta de lixo e nas aplicações de ônibus urbanos e rodoviários.


Segundo Fábio Brandão, gerente sênior de engenharia do produto da Meritor Brasil, o novo MS-160 EVO nasceu da necessidade de entregar ao cliente um produto mais robusto e competitivo, alinhado às necessidades e tendências das montadoras em ter produtos mais leves e eficientes com a mesma entrega técnica. “O sucesso deste projeto se traduz em muito trabalho, pesquisa de mercado e com os nossos clientes em suas particularidades de aplicações”, afirma o gerente.


A equipe de engenharia da Meritor Brasil iniciou a criação do novo MS-160 EVO tendo como objetivo a integração dos componentes fundidos. Por meio do conceito Power Density, foi possível chegar a um design sem fixadores ao integrar a caixa do diferencial com a caixa do pinhão, elevando assim a confiabilidade do produto em sua redução de componentes, mantendo a entrega técnica de sucesso que o produto possui atualmente.

Com isso, o MS-160 EVO apresenta redução de até 22 quilos no peso total, ou seja, de 74 quilos do MS-160 para 52 quilos. A engenharia da Meritor desenvolveu nova caixa do satélite proporcionando melhoria significativa no processo de lubrificação do MS-160 EVO. “Trata-se de um produto novo, com maior disponibilidade do veículo em operação, bem como uma maior vida útil do sistema devido a eliminação da caixa do pinhão”, explica Brandão.

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