Caio comemora 75 anos

A história da marca Caio se funde com a evolução do transporte coletivo de passageiros: são 75 anos de atuação no segmento

A Caio foi fundada em dezembro de 1945 e a produção da primeira carroceria, a Jardineira, ocorreu em janeiro de 1946. A evolução da empresa está diretamente relacionada com o crescimento das cidades, por fatores político-econômicos e específicos do segmento. Após um momento difícil, a Caio, em janeiro de 2001, foi assumida por um novo grupo com forte atuação no mercado de transporte da cidade de São Paulo.


Atualmente a Caio é a marca mãe de um conglomerado formado por empresas que atendem às demandas internas e de clientes externos de diferentes segmentos. São elas:
CPA (Centro de Processamento de Alumínio); Fiberbus (fabricante de peças em fibras); GR3 (Centro de Distribuição de Alumínio); Inbrasp (fabricante de peças de plásticos automotivas) com três unidades fabris, duas em Botucatu, SP, e outra em Betim, MG; Tecglass (fabricante de vidros temperados).

O mais recente investimento do grupo é a Busscar, uma marca que se destaca na produção de ônibus rodoviários do país. Essas empresas formam o Grupo Caio Induscar, gerando aproximadamente 5,3 mil empregos nos estados que abrigam suas unidades fabris.


A Caio encerra o ano de 2020 com cerca de 40% de share na venda de ônibus urbanos no Brasil. “Em um ano difícil, principalmente para o segmento de ônibus, essa conquista é força motriz para que a marca continue a oferecer ao mercado produtos inovadores que vão além do
transporte coletivo de passageiros”, declara a empresa.


O portfólio de produtos abrange modelos urbanos (padrón e articulados), mídis, micros e minis. O Apache VIP, que completa 20 anos em 2021, está em sua quarta geração. Também faz parte da linha de produtos da marca, veículos especiais para atender à demanda de grandes centros urbanos.

Veículos híbridos e os 100% elétricos, com baixa e zero emissão de poluentes, e também os utilizados em sistema trólebus, completam o mix de produtos. A Caio também oferece o serviço de reposição de peças, que possui uma equipe capacitada e, para melhor atendimento, contempla uma rede de representantes em vários pontos do país.


A inovação da marca em 2020 foi marcada pelo lançamento do conjunto de itens de biossegurança Caio Protect, composto por itens de proteção para motorista, cobrador e passageiros, priorizando o combate a vírus e bactérias, devido à situação de pandemia. O Caio Protect pode ser instalado em veículos zero km e nos que já estão em operação.

A Caio está bastante otimista em relação ao ano que se inicia. “Para 2021, a palavra é confiança de que dias melhores virão. De que a economia volte a crescer e que todos os segmentos, inclusive o de transporte, tenha força e incentivos para evoluir”, afirma a empresa.

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