CPTM e Metrô passam a oferecer bilhete unitário com QR Code

Passageiros de transporte sobre trilhos poderão adquirir o bilhete digital QR Code por meio de aplicativo de celular e máquinas de autoatendimento nas estações

 O TOP é o novo bilhete digital QR Code para embarque nas estações da CPTM e do Metrô. A novidade, que já passava por um teste piloto em algumas estações desde o ano passado, chega para substituir, a médio prazo, o bilhete unitário tradicional.

O novo bilhete digital QR Code tem o mesmo valor que o anterior, R$ 4,40 por passagem, e pode ser comprado e utilizado diretamente pelo celular, por meio do aplicativo TOP, disponível para celulares Android e IOS. Pelo aplicativo TOP, o cliente pode adquirir, diariamente, até dez bilhetes que ficam disponíveis no app para quando ele precisar usar, sem prazo para expirar.

Além do aplicativo TOP, o passageiro também poderá comprar o bilhete digital QR Code nas máquinas de autoatendimento (ATM) localizadas dentro das estações, com cartão de débito, e, futuramente, em estabelecimentos comerciais parceiros. O bilhete é impresso para que a pessoa use nas catracas. Mesmo sem ter uma data de validade, a recomendação é de que ele seja utilizado em até 72 horas após a emissão para evitar que a impressão do código sofra danos.

Os bilhetes digitais QR Code poderão ser utilizados nas catracas sinalizadas e preparadas com a tecnologia, impresso ou digital direto da tela do celular, aproximando o código do leitor indicado. Neste período de transição, haverá a presença de profissionais identificados nas estações para auxiliar os usuários no uso das máquinas ATM e oferecer suporte nos leitores instalados nas catracas.

Veja também

Por