Premiação das Maiores do Transporte e Melhores do Transporte 2020

O tradicional encontro que premia as melhores empresas do setor de transporte e de logística, com destaque para o transporte de passageiros

Márcia Pinna Raspanti

A 33ª edição da premiação Maiores do Transporte e Melhores do Transporte homenageou as empresas que se sobressaíram em diversos segmentos do transporte de passageiros e de carga, e de logística. O encontro, promovido pela revista Transporte Moderno da OTM Editora, apresentou os destaques do setor, com base na análise dos balanços financeiros de 2019. A solenidade de premiação aconteceu no Hotel Transamérica, em São Paulo, e reuniu cerca de 300 convidados, seguindo todos os protocolos sanitários exigidos pelo atual momento.

No ranking das Maiores do Transporte e Melhores do Transporte 2020, entre os operadores de transporte rodoviário de passageiros, a companhia mais bem avaliada foi a Viação Cometa, enquanto a Opção JCA Turismo e Fretamento ficou na primeira colocação na categoria de fretamento e turismo. No transporte metropolitano de passageiros, a Expresso São José foi a companhia que apresentou os melhores resultados financeiros em 2019.

No transporte aéreo de passageiros, a TAM Linhas Aéreas (Latam) foi a premiada. No ferroviário de passageiros, a Concessionária das Linhas 5 e 17 do Metrô de São Paulo é a vencedora.

O Grupo Ituran Brasil recebeu o prêmio na categoria monitoramento e rastreamento, sendo considerado também “a melhor entre as melhores” do setor de serviço de transporte. A Marcopolo liderou o segmento de carrocerias para ônibus, sendo “a melhor entre as melhores” da indústria do transporte.

As maiores em receita operacional no transporte foram: no transporte aéreo de passageiros, TAM Linhas Aéreas; no ferroviário de passageiros, a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô); no transporte de fretamento e turismo, Breda Transportes e Serviços; no rodoviário de passageiros, a Viação Piracicabana; no transporte metropolitano de passageiros, a Transwolff Transporte e Turismo.

CENÁRIO-

Nesta edição de Maiores do Transporte e Melhores do Transporte, foram analisados os balanços de 1.412 empresas que atuam em 39 segmentos. Esse conjunto de dados sobre a saúde financeira dos principais setores do transporte mostra que estava em curso um processo gradual de retomada da expansão, que foi interrompido com a chegada da pandemia da Covid-19 em 2020, que afetou em especial as empresas de transporte de passageiros.

No ano passado, as condições macroeconômicas do país levaram as empresas de transporte e logística a investir nas suas atividades para suprir a alta demanda, o que contribuiu para o bom resultado financeiro. Já neste ano, a maioria das empresas precisou fazer ajustes para se adaptar às condições impostas pelas medidas de restrição social que impactaram a economia e o setor de transportes especificamente.

De forma conjunta, em 2019, as 1.412 empresas avaliadas geraram uma receita operacional líquida de R$ 2,65 trilhões (equivalente a 36,52% do PIB de 2019). Esse valor é 9,14% superior em relação ao indicador do ano anterior. O lucro líquido dessas empresas atingiu o valor de R$234,66 bilhões, 10,94% superior à edição anterior. Mesmo com uma base menor (-2,69%), na média, esses indicadores apresentaram um crescimento de 10%. Tal fato evidencia um processo gradual da retomada do crescimento após a recessão de 2014-2016.

Do ponto de vista geral, em média, as empresas apresentaram uma lucratividade de 69,83%. Esse resultado reflete uma expansão de 4,97% sobre 2017. A rentabilidade patrimonial também subiu de 6,2% para 10%. Além disso, a liquidez corrente se manteve acima de 2,0 e o endividamento, geral, melhorou 1%, de 57,9% para 56,9%.

Estes dados mostram que, no Brasil, o novo coronavírus se deparou com uma economia que apresentava sinais de recuperação. Após o período mais crítico, entre março e abril, a atividade econômica começou a se recompor, e as empresas esperam voltar ao ritmo pré-pandemia ainda em 2021.

Veja também

Por