Aplicativo irá mostrar a lotação em tempo real dos ônibus do Sistema Transcol

Por meio de uma câmera instalada dentro do ônibus, a população pode acompanhar a movimentação dentro do veículo com a nova ferramenta do app ÔnibusGV

O InBus é a nova funcionalidade do aplicativo ÔnibusGV que mostra a lotação dos coletivos em tempo real nos ônibus do Transcol, sistema metropolitano de transporte coletivo da  Região Metropolitana de Vitória (ES). Pela ferramenta, quem possui o aplicativo ÔnibusGV vai poder verificar como está a lotação do coletivo, antes dele chegar no ponto de parada.


No primeiro mês, serão 25 veículos com o sistema. O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, informou que até o final do ano, toda a frota das linhas troncais contarão com a tecnologia. “Serão 600 ônibus que passarão a contar com essa funcionalidade até o fim deste ano”, disse. Até julho de 2021, o sistema estará implantado em todos os ônibus do sistema Transcol. Para acessar a nova funcionalidade, é preciso atualizar o aplicativo.

De acordo com o secretário de mobilidade e infraestrutura, Fábio Damasceno, a implantação do sistema acontece em um momento em que esse tipo de tecnologia se tornou fundamental.

“Estamos desde março desenvolvendo ações para manter o transporte público em operação e reduzir o risco de disseminação do novo coronavírus no Transcol. E logo no início percebemos que uma ferramenta inovadora deste tipo faria diferença quando chegasse o momento da ampla retomada das atividades. Após alguns meses de desenvolvimento junto com os consórcios operadores, conseguimos iniciar a implantação do sistema”, afirmou o secretário.

Funcionamento –


Uma câmera integrada ao computador de bordo fará a captação de imagens no interior do coletivo. A partir da análise de um software, o ônibus será classificado como de baixa lotação (verde); média lotação (amarelo); lotado (vermelho). Essa informação ficará disponível para o usuário por meio do aplicativo ÔnibusGV, durante a consulta da previsão de horários.

O usuário poderá, então, clicar no ícone correspondente a lotação no aplicativo para visualizar a imagem do interior do coletivo, em tempo real, avaliando se é possível embarcar e manter distanciamento recomendável no transporte público ou se sente seguro para fazer o embarque.

O sistema poderá ainda melhorar a gestão da frota, já que será possível coletar informações não só de quais são as linhas mais carregadas, mas também em quais trechos, pontos e horários estão mais carregados, tornando o ajuste operacional mais dinâmico. Para realizar este tipo de levantamento atualmente, é preciso utilizar fiscais em campo para anotar e compilar os dados, que a partir de agora passarão a ser automáticos.

Veja também

Por