Daimler apresenta novos modelos de ônibus Mercedes-Benz para o mercado europeu

Companhia lançou novidades, em evento mundial, como o ônibus articulado eCitaro G totalmente elétrico e o novo Intouro

Com base no mote “Shaping the NOW&NEXT”, a Daimler apresentou em evento mundial online nesta semana, direto da Alemanha, lançamentos e novidades tecnológicas ligados a caminhões e ônibus Mercedes-Benz, que chegam inicialmente no mercado europeu.

O eCitaro G é o novo ônibus articulado elétrico da marca, que traz baterias de estado sólido como item opcional para o modelo. O eCitaro G de 18,13 metros de comprimento é ideal para operações no tráfego intenso das cidades e em rotas com grande um número de passageiros. As baterias de série desses modelos oferecem uma potência de até 150 kW.

 As baterias de estado sólido possuem alta densidade de energia – cerca de 25% a mais do que a próxima geração das baterias tradicionais de lítio-íon e com uma capacidade de 441 kWh, asseguram autonomia de até 220 quilômetros em condições favoráveis de velocidade, topografia e clima. No inverno, com a função de aquecimento, a autonomia é de 170 quilômetros.

O eCitaro e o eCitaro G, com essa tecnologia, recebem uma garantia de até dez anos ou uma produção de energia de até 280 MWh por conjunto de baterias.

O novo Intouro conta com oAssistente Ativo de Frenagem 5 (Active Brake Assist – ABA 5) que opera com um sistema combinado de radares e câmeras, podendo executar automaticamente uma manobra de frenagem completa, até parar completamente o veículo, evitando assim, o impacto com um obstáculo estático ou em movimento e também com pedestres.

Outro item opcional de destaque entre as novas tecnologias de segurança do Intouro é o Assistente de Proteção Lateral (Side Guard Assist), um sistema de assistência por radar que identifica pedestres durante as curvas. A linha Intouro oferece uma grande quantidade de versões para operações intermunicipais, serviços de turismo, escolar e fretamento.

Veja também

Por