SuperVia passa a aceitar pagamentos por aproximação Visa

Passageiros podem fazer pagamentos por aproximação com cartões, celulares e relógios, diretamente nas catracas, assim como já ocorre no metrô e nas barcas da capital fluminense

Os passageiros do sistema ferroviário do Rio de Janeiro, administrado pela concessionária SuperVia, já podem pagar suas viagens com cartões de tecnologia por aproximação de crédito, débito e pré-pagos Visa. A solução promete mais agilidade e conveniência para quem usa o serviço de trens urbanos na Região Metropolitana do Rio, que atende 12 municípios (Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Nilópolis, Mesquita, Queimados, São João de Meriti, Belford Roxo, Japeri, Magé, Paracambi e Guapimirim).

Com a inclusão da Visa como forma de pagamento direto nas catracas das estações de trem, o passageiro não precisa se preocupar em sacar dinheiro, perder tempo em filas ou se lembrar de ter o trocado da passagem para o trem. Basta aproximar o cartão de crédito, débito, pré-pago ou o dispositivo móvel Visa com a tecnologia de pagamento por aproximação nas catracas sinalizadas que aceitam a tecnologia. Tanto o cartão, quanto os terminais habilitados possuem o sinal de quatro ondas.

A tecnologia já foi implantada no metrô e em algumas estações das barcas do Rio de Janeiro, e em determinadas linhas de ônibus de São Paulo. “Desde o ano passado, o pagamento por aproximação tem trazido mais conveniência para a população e turistas dessas cidades. Agora, com a aceitação nos trens urbanos do Rio vai ampliar ainda mais sua conveniência a todos que precisam se locomover entre esses 12 municípios”, explica Marcelo Sarralha, diretor de soluções e inovação da Visa do Brasil.

Com uma malha ferroviária de 270 quilômetros, dividida em cinco ramais, três extensões e 104 estações, a solução já está disponível para uso em 36 estações dos ramais Deodoro, Santa Cruz, Japeri, Saracuruna e Belford Roxo.

Inovação –

“Iniciamos esse projeto de pagamento por aproximação há dois anos, em apenas seis estações e, ao longo do tempo, fomos expandindo a tecnologia. Agora, com a entrada da Visa nessa parceria, vamos conseguir proporcionar o serviço a um número maior de passageiros. Essa tecnologia tem vantagens tanto para a SuperVia quanto para o cliente, já que oferece mais segurança, eficiência para o sistema de transporte e inteligência para a mobilidade urbana”, explica Philippe Brito, gerente de arrecadação e bilhetagem eletrônica da SuperVia.

A cobrança da tarifa será debitada diretamente na fatura, para cartões de crédito, ou na conta corrente, para cartões de débito ou pré-pagos, sem custo adicional ou taxas.

O impacto do pagamento por aproximação vai além do transporte público, que funciona como um catalisador do uso da tecnologia. “Em nossa experiência no Brasil e no mundo, testemunhamos mudanças no comportamento dos consumidores e dos estabelecimentos comerciais assim que lançamos essas soluções, com um impacto direto no cotidiano. A tecnologia do pagamento por aproximação veio para ficar, mais um bônus que a transformação digital e a inovação nos trazem”, completa Sarralha.

Veja também

Por