Suzantur inicia operação em Diadema

Empresa assume o lote de oito linhas pertencente à Benfica, e começa a atuar efetivamente na cidade do ABC Paulista no dia 15 de agosto

Márcia Pinna Raspanti

A Suzantur começa no dia 15, sábado, a atender a população de Diadema. A empresa, que já atua em Mauá, São Carlos e Santo André, adquiriu o lote que pertencia à Benfica. São oito linhas, que representam cerca de 40% do transporte da cidade, com uma frota de 63 ônibus.  Em virtude das restrições impostas pelo poder público devido à pandemia, as linhas operam hoje com 35 veículos.

De acordo com o proprietário da Suzantur, Claudinei Brogliato, a empresa espera renovar gradativamente a frota que circulará neste lote. “Vamos iniciar com alguns ônibus novos, mas não todos. É importante destacar que não colocaremos em operação nenhum modelo fabricado antes de 2015”, pontua.

Brogliato conta que as negociações com a Benfica duraram cerca de um ano. “Foi um processo que levou algum tempo para ser finalizado. E acabamos assumindo essa nova operação em meio à pandemia, o que torna tudo mais complexo”, destaca.

Para o empresário, até o final do ano, a situação do transporte público deve melhorar, mas de forma muito lenta. “Acredito que chegaremos aos 70% da frota em dezembro. A normalização das operações deve ocorrer apenas no próximo ano. A demanda caiu muito.” A MobiBrasil atende ao restante da cidade de Diadema.

Prevenção –

Brogliato explica que a Suzantur tomou uma série de medidas de prevenção ao coronavírus, logo no início da pandemia. “No começo de março, iniciamos a distribuição de álcool gel para os funcionários e reforçamos a limpeza dos ônibus e terminais, além de promover campanhas de conscientização para que os colaboradores entendessem a importância dos hábitos de higiene. Também disponibilizamos máscaras para quem quisesse usar, pois, naquele momento ainda não era obrigatório”, detalha.

Hoje, além dos cuidados com os funcionários, todos os ônibus da Suzantur contam com dispensers de álcool gel para os passageiros. “Registramos poucos casos entre nossos colaboradores, e nenhum mais grave. Precisamos mostrar à que o transporte coletivo não é foco de contaminação, pois todas as medidas de segurança estão sendo tomadas”, alerta. A empresa vai passar a pulverizar os ônibus e terminais com um novo produto, à base de cloreto de Benzalcônio. A frota da Suzantur conta com 450 ônibus.

Veja também

Por