Mercedes-Benz exporta chassis de ônibus ao Vietnã

Para a montagem dos chassis no local, a fábrica brasileira enviará em CKD os kits de componentes no segundo semestre

A fábrica da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo (SP) vai produzir os chassis de ônibus que a Daimler Buses comercializará no Vietnã. Os veículos brasileiros, que foram projetados para atender às especificações do mercado vietnamita, serão equipados com motor Mercedes-Benz OM 457 de diferentes potências (360 cv e 428 cv).

Para a montagem dos chassis no local, a fábrica brasileira, que é o centro mundial de competência para o desenvolvimento de ônibus da Daimler, começa a enviar em CKD (complemente desmontado) os kits de componentes a partir do segundo semestre.

A montagem dos chassis será feita no parque industrial Chu Lai Truong Hai da Truong Hai Auto Corporation (Thaco), empresa automotiva a que a Daimler se uniu para expandir os seus negócios de ônibus no sudeste asiático. Os ônibus serão oferecidos ao mercado vietnamita por meio da rede de revendedores da Thaco, que desde o início de junho é a distribuidora para a divisão de ônibus da Daimler no Vietnã.

A Daimler Buses vê grande oportunidade para os ônibus rodoviários no Vietnã, onde são considerados importantes meios de transporte. Com aproximadamente 3.500 unidades, o mercado para o transporte coletivo vietnamita é maior do que os da Espanha e da Itália. Além das rotas de serviços regulares, os ônibus também desempenham importante papel devido ao aumento do número de turistas no país e contam ainda com potencial para empresas de fretamento.

“A entrada dos ônibus Mercedes-Benz no Vietnã é um passo importante para a expansão de nossa presença nos mercados globais e para o melhor aproveitamento das oportunidades que os mercados asiáticos oferecem ao setor”, afirma Till Oberwörder, chefe da Daimler Buses e diretor executivo da EvoBus GmbH.

Em 2018, a Daimler Buses entrou em Taiwan com chassis de ônibus rodoviários fabricados na Mercedes-Benz do Brasil. Na Indonésia, nos últimos anos, a empresa tem garantido participação de mercado devido à expansão de seu portfólio de produtos. A maior frota de ônibus urbanos Citaro do mundo está operando na cidade de Singapura.

No sudeste da Ásia, a Daimler Trucks and Buses opera cinco unidades de montagem de CKD de veículos comerciais: Indonésia, Malásia, Tailândia, Vietnã e Taiwan. Com o fornecimento de kits de peças para chassis de ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, a Daimler Buses aproveita as vantagens oferecidas por sua rede de produção internacional.

O centro regional para o sudeste asiático é o responsável pela entrada dos ônibus Mercedes-Benz no Vietnã. Os negócios locais abrangem 18 mercados que, além do Vietnã, incluem a Indonésia, Tailândia, Malásia, Singapura, Filipinas e Taiwan. Com 622 milhões de habitantes, a região é mais populosa que os Estados Unidos (mais de 300 milhões) ou a Europa (mais de 500 milhões).

Veja também

Por