Volkswagen fornece 146 ônibus escolares para Porto Velho

Os veículos atenderão os estudantes da capital de Rondônia, além dos distritos próximos e áreas rurais

A Volkswagen Caminhões e Ônibus entregou 146 ônibus escolares para a prefeitura de Porto Velho, em Rondônia. Os veículos fazem parte da licitação conquistada pela montadora para venda de 3.600 Volksbus a prefeituras e estados em todo o Brasil, de um total de 6.800 veículos que foram disponibilizados para a compra pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia ligada ao Ministério da Educação.

Toda a frota é composta pelos Volksbus 15.190 ODR ORE3 (Ônibus Rural Escolar), com capacidade para 59 alunos. Aproximadamente 5.300 estudantes de 40 escolas poderão utilizar o transporte em rotas rurais. As entregas foram feitas pela concessionária Buriti Caminhões e Ônibus.

“Embora as aulas presenciais não estejam ocorrendo, a prefeitura manteve os investimentos nas aquisições e seguimos fazendo as entregas com sucesso. Continuamos recebendo as adesões ao programa e os contratos assinados que firmam o pedido de compra e nos autorizam a entrega dos ônibus. E com a retomada da nossa fábrica, estamos prontos para essa demanda”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Neste lote de 3.600 ônibus, que podem ser adquiridos até novembro deste ano, a Volkswagen tem 1.600 unidades do Volksbus 15.190 ODR ORE3, mais 1.600 unidades do Volksbus 8.160 ODR ORE1 e outras 400 unidades do Volksbus 8.160 OD Onurea piso alto (ônibus urbano escolar acessível) para 30 alunos.

Os chassis são produzidos no centro de desenvolvimento e manufatura da VW Caminhões e Ônibus em Resende (RJ), que retomou suas operações parcialmente em 27 de abril.

A VW Caminhões e Ônibus é líder no fornecimento de ônibus para o programa Caminho da Escola, com mais de 20 mil unidades entregues para o transporte de estudantes nos pontos mais remotos do Brasil.

O volume de ônibus escolar entregue pela empresa passa da metade do fornecimento total em toda a história do programa, criado há 12 anos. Segundo a Volkswagen, mais de 1 milhão de estudantes já andaram de Volksbus em 5.226 municípios de todo o Brasil – quase a totalidade de cidades brasileiras conta com pelo menos um ônibus Volkswagen como aliado da educação.

A suspensão elevada, que tornou os veículos mais altos para passar por aclives e declives com mais facilidade, é apenas um dos itens de sucesso para a robustez dos ônibus rurais Volkswagen destinados ao Caminho da Escola. Outro destaque é o dispositivo de poltrona móvel (DPM), que equipa 100% dos Volksbus para garantir a acessibilidade aos alunos com mobilidade reduzida.

Os ônibus Volksbus 8.160 ODR foram concebidos sob medida para o programa Caminho da Escola. O ORE 1 é fornecido com carroceria Neobus TH Way, tração 4×2. O modelo tem dispositivo de poltrona móvel (DPM) e capacidade para 29 passageiros.

O modelo ORE 3 de maior capacidade, para 59 pessoas, é fornecido com carroceria Marcopolo Sênior Escolar. Foi projetado para garantir maior conforto e segurança aos estudantes e manutenção mais fácil, além de menor custo operacional. O veículo tem tração 4×2 e dispositivo de acessibilidade. 

A versão Onurea piso alto também tem carroceria Neobus TH Way e tração 4×2. Está equipado com ar-condicionado, sistema de aquecimento, acessibilidade via DPM  e capacidade para 30 alunos.

Veja também

Por