Conectividade e gestão de frotas

Autotrac, Sascar, e Mercedes-Benz e RIO trazem um panorama do que existe de mais inovador em telemetria e monitoramento de veículos e cargas Quando falamos em gestão de frota, o conceito de conectividade surge imediatamente em todas as discussões. Isso porque as informações das operações são fundamentais para que os gestores tomem decisões que gerem […]

Autotrac, Sascar, e Mercedes-Benz e RIO trazem um panorama do que existe de mais inovador em telemetria e monitoramento de veículos e cargas

Quando falamos em gestão de frota, o conceito de conectividade surge imediatamente em todas as discussões. Isso porque as informações das operações são fundamentais para que os gestores tomem decisões que gerem mais produtividade e eficiência para os negócios.

Para se conseguir os melhores resultados, é preciso fazer a integração entre veículos, frotistas, pós-vendas, motoristas e cliente final. Telemetria, monitoramento e tecnologias embarcadas são desenvolvidas continuamente para dar suporte aos transportadores.

Márcio Toscano, diretor de vendas da Autotrac, observa que é importante escolher criteriosamente os parâmetros na hora de implementar sistemas de monitoramento. “É preciso descobrir onde exatamente a empresa está perdendo mais dinheiro. Há muitas tecnologias avançadas disponíveis no mercado, mas para quem ainda está começando a fazer uso desses recursos, recomendo começar pelo básico. Não fiquem ansiosos por terem sempre a última tecnologia. Não adianta acumular um amontoado de dados e não saber usá-los de forma efetiva”, adverte. André Moreto, diretor de marketing e televendas da Sascar, firma que a conectividade dos veículos é fundamental para melhorar a gestão e,  consequentemente, a produtividade da frota. “A tecnologia ajuda a identificar os processos nos quais a empresa tem perda de eficiência e, portanto, onde ocorrem os gastos desnecessários.

A solução logística vai fazer o gestor ‘enxergar’ esses pontos fracos”, comenta.

Júlio Steg, responsável por vendas, marketing e administração de parcerias da RIO, estaca que, quando o gestor pode utilizar os dados de forma inteligente, a frota é mais produtiva.

“Se a empresa investir nas manutenções preditivas, por exemplo, já terá uma excelente oportunidade de ganhos.

É preciso ter em mente que a inteligência artificial está chegando com força no mercado brasileiro. Mas também é preciso ficar atento às pequenas melhorias na operação para ter bons resultados”, concorda.

INTELIGÊNCIA

RIO é a empresa de serviços  digitais do Grupo Traton, provedora de soluções para outras marcas do grupo, como a Volkswagen Caminhões e ônibus e a MAN. A RIO irá oferece em sua plataforma soluções próprias e de parceiros para o ecossistema de transporte e logística. Os clientes dos caminhões e ônibus Volkswagen e MAN conectados com a RIO Box têm acesso a diferentes serviços, podendo escolher o momento de compra e cancelamento em um ambiente online: o Marketplace RIO, sem taxas de adesão ou penalidades.

No Brasil, já estão disponíveis os serviços do RIO Essentials, que é gratuito por tempo limitado para a gestão básica da frota. O RIO Geo é um serviço de localização, planejamento inteligente de rotas e acompanhamento contínuo da frota.

Já o RIO Advance aumenta o prazo de armazenamento de dados da frota por 25 meses, permitindo análises de longo prazo. Além desses, o RIO disponibiliza também um aplicativo mobile, o Pocket Fleet, que permite monitorar a frota e seus motoristas no smartphone, de qualquer lugar.

Os serviços RIO estão em constante evolução. Já existe um plano de novos serviços, mas a empresa não divulgou ainda o cronograma de lançamentos.

No Brasil já são mais de dois mil caminhões conectados à plataforma. Na Europa, onde a marca iniciou sua operação no final do ano 2017, são mais de 130 mil veículos rodando em mais de nove frotas de 30 países do continente.

Todos os MAN TGX, os caminhões VW Constellation Tractor e os Constellation 24 e 30 toneladas saem de fábrica com a RIO Box instalada, obedecendo todas as especificações e garantias da montadora, o que evita paradas adicionais do veículo para qualquer instalação.

Nos demais modelos, a montagem da RIO Box será realizada sob demanda, atendendo aos pedidos dos clientes à rede de concessionários.

O foco inicial é conectar os caminhões e ônibus Volkswagen e MAN que rodam pelas estradas brasileiras, desde que sejam Euro 5. Muito em breve, os clientes de frotas mistas também poderão se beneficiar das soluções RIO específicas para outras marcas.

CAMINHÃO DIGITAL

Telemetria, inteligência artificial, automatização e, principalmente, conectividade foram os conceitos que a Mercedes-Benz procurou incorporar ao novo Actros. Com base em toda essa tecnologia, a fabricante desenvolveu um conjunto de soluções que prometem um grande avanço na gestão de frotas e nas operações logísticas.

“A inteligência artificial agora está embarcada no veículo, o que significa um grande avanço”, afirma Érico Araújo Fernandes, gerente sênior de vendas e marketing de serviços e soluções integradas da Mercedes-Benz do Brasil.

Em termos de segurança, o extra pesado disponibiliza soluções ativas como a quinta e atual geração do assistente ativo de frenagem (ABA 5), o assistente de ponto cego, o assistente de fadiga e o programa eletrônico de estabilidade (ESP). A esses sistemas juntam-se controle de proximidade e o assistente de faixa de rolagem.

“O ABA 5 utiliza uma câmera e um radar. O caminhão para automaticamente se houver risco de atropelamento ou de colisão”, destaca Fernandes.

A cabine também incorpora a ideia de conectividade, com dois painéis digitais e tela touch screen para um deles, espelhamento de celular e recarga por indução. Os painéis interativos são distribuídos em um multimídia digital e um multifuncional touch screen. A maioria das funções pode ser controlada a partir das telas. De acordo com o fabricante, o modelo promete até 12% de redução no consumo de combustível, além de uma economia de até R$ 6 mil por ano nos custos de manutenção preventiva e itens de desgaste.

Além do novo extrapesado, foram lançadas inovações para o segmento de caminhões, como o Mercedes-Benz Uptime, a plataforma de logística Habbl (pronuncia-se hábil), os serviços e consultoria do Total Mobility e aplicativos que ajudam o motorista no seu dia a dia.

O Mercedes-Benz Uptime diagnostica de modo contínuo o estado do veículo e indica ações concretas para resolver qualquer problema. Através da rede inteligente que liga o veículo à assistência da marca e à empresa do cliente, a ferramenta proporciona um aumento significativo da capacidade de planeamento das visitas à oficina e maior disponibilidade da frota. “Com a manutenção preditiva, o gestor reduz custos e evita maiores danos ao caminhão”, diz Fernandes.

A plataforma Habbl oferece uma visão de todos os processos de transporte e logística.

Fernandes afirma que a ferramenta vai além da roteirização tradicional, atualizando a localização da carga em tempo real. “A Mercedes-Benz utiliza o conceito de ‘software as a service’, pois conecta a solução ao ERP do cliente, permitindo o acesso a todos os dados relevantes.

Também auxilia na gestão do last mile e dos fluxos de estoque. Usamos a nossa experiência em logística para desenvolver essa solução”, diz Fernandes.

A partir de um portal na internet e de um aplicativo de celular, o Habbl oferece uma gama de informações sobre toda a cadeia de suprimentos.

O serviço dedicado conectado, que engloba os planos de manutenção, telemetria Fleet-Board e oficina dedicada nas instalações das empresas, passa a oferecer ao cliente a presença de um consultor externo para ajudá-lo na gestão da frota.

Este conceito novo, o Total Mobility, chegou ao mercado junto com o novo Actros.

Os aplicativos para motoristas e frotistas poderão ser acessados pelos celulares ou pela tela touch screen do caminhão.

O app Liga nas Estradas avalia motoristas por pontuação de acordo com sua forma de dirigir.

 O aplicativo Jornada do Motorista faz a gestão do dia adia do condutor do veículo. Já o Vehicle Lens faz um check-list online completo do veículo antes de passar o caminhão para o próximo motorista.

Márcio Toscano, da Autotrac, explica que, com um monitoramento adequado, é possível chegar a excelentes resultados. “Temos um cliente que tinha grande rejuízo com o excesso de marcha lenta em sua frota. Com a utilização de um conjunto de soluções, como o do supervisor de telemetria e de informações gerenciais, a empresa reduziu em 75% esse tipo de ocorrência.

Foi feita a programação para que, se houvesse mais de três minutos de marcha lenta, o motor fosse desligado automaticamente”, conta.

Toscano afirma que as empresas ainda enfrentam dificuldades no uso correto da telemetria, portanto é importante que as provedoras de tecnologia capacitem os clientes para conseguir extrair o máximo dos produtos  e serviços oferecidos. “Também é importante estabelecer metas realistas”, sublinha. A Autotrac disponibiliza o centro virtual de treinamento com acesso a treinamentos técnicos, via internet, 24 horas por dia.

Já o Log Center é voltado para as operações logísticas e permite o acompanhamento do ciclo operacional desde o carregamento até a entrega dos produtos.

Com ele, é possível fazer o controle de temperatura da carga, sendo informado quando a temperatura estiver fora da faixa estabelecida; controle dos tempos de carregamento e descarregamento; e estimativa de tempo de viagem, de forma personalizada, além de indicadores de desempenho.

A comunicação com os motoristas também é importante.

Por meio de um aplicativo, é possível registrar as atividades do condutor, como início e fim de jornada, descanso, refeição e espera, diretamente pelo celular, mesmo que ele esteja fora do veículo ou em um veículo com rastreador Autotrac sem teclado. Todas as informações geradas pelo app são sincronizadas em um único software para facilitar a gestão.

RAPIDEZ

A Sascar disponibiliza uma série de produtos e soluções para gestão e conectividade da frota. Lançada no ano passado, a câmera fadiga e desatenção faz a análise facial do motorista, enviando alertas, em tempo real, para o gestor e para o próprio condutor quando detecta sinais de cansaço e distração.

Já a câmera de direção inteligente grava vídeos a partir de eventos de risco detectados por telemetria. A solução auxilia na criação de um acervo visual que pode ser utilizado em treinamentos e feedbacks personalizados a partir do comportamento do motorista.

A torre de controle é um sistema que permite o monitoramento da frota e as medições de telemetria de forma completa.

O Smart Reports gera relatórios que reúnem os dados da frota de forma simples, permitindo que o cliente tenha controle da operação, mantendo o foco nos pontos considerados mais críticos.

O rotograma falado previne acidentes, ao possibilitar que o motorista aja preventivamente, por meio de mensagens selecionadas de acordo com a criticidade do trajeto. A Sascar disponibiliza uma solução de telemetria CAN que transforma os dados coletados em informação relevante para a tomada de decisão.

No caso específico dos roubos, Moreto acredita que a tecnologia possibilita ao transportador as informações relevantes e atuar de forma rápida, o que ajuda a evitar roubos ou a recuperar uma carga roubada em tempo hábil. ”Quanto maior a rapidez para acionar as autoridades, maior a chance de recuperar o bem, tanto a carga quanto o veículo”, ressalta.

Por meio de tecnologias instaladas no caminhão, é possível determinar regras e rotas mais seguras. Em caso de roubo ou furto, a companhia dispõe de uma central de inteligência para apoiar a localização dos seus veículos e cargas.

Veja também

Por