Mobilidade em pauta

Congresso e Mostra Internacional SAE Brasil de Tecnologia da Mobilidade abre espaço para a discussão sobre como a indústria atenderá demandas por mobilidade sustentável Em busca das soluções tecnológicas que darão conta das demandas futuras do transporte sustentável, acontece em outubro o 28º Congresso e Mostra Internacionais SAE Brasil de Tecnologia da Mobilidade 2019, que […]

Congresso e Mostra Internacional SAE Brasil de Tecnologia da Mobilidade abre espaço para a discussão sobre como a indústria atenderá demandas por mobilidade sustentável

Em busca das soluções tecnológicas que darão conta das demandas futuras do transporte sustentável, acontece em outubro o 28º Congresso e Mostra Internacionais SAE Brasil de Tecnologia da Mobilidade 2019, que debaterá como tema central “Veículos e Vias Inteligentes – O Caminho para a Mobilidade Sustentável”. O evento é organizado pela SAE Brasil e realizado no São Paulo Expo, simultaneamente ao Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga (Fenatran).

“Automação, conectividade e eletrificação são tendências que estão moldando as mudanças da indústria – elas assumem o papel de promover maior eficiência energética, segurança e a redução das emissões de carbono”, diz o presidente do Congresso SAE Brasil 2019, Christopher Podgorski, que também é CEO e presidente da Scania Latin America, empresa anfitriã do evento.

Para ele é fundamental entender como a inovação e a tecnologia afetam a sociedade e o setor de transporte.

O executivo destaca que a necessidade de construir um caminho sustentável para mobilidade é um desafio de todos. “O Congresso SAE BRASIL é um fórum altamente credenciado e com maior autoridade para enriquecer o debate sobre as tendências e tecnologias disruptivas da mobilidade de cargas e de passageiros”, completa.

Entre as novidades previstas está a jornada da Scania rumo a um ecossistema de transporte sustentável, um dos destaques da Mostra Tecnológica deste ano. A montadora apresenta sua transição para a mobilidade do futuro com soluções de combustíveis renováveis, eletrificação, automação e cidades inteligentes. Outro destaque será o VW e-Delivery, caminhão da Volkswagen Caminhões e Ônibus, que acumula 15 mil quilômetros de testes de engenharia e condições reais com distribuição de bebidas para a Ambev na capital paulista. A Bosch terá destaque também na mostra, com o aplicativo Perfectly Keyless, que substitui a chave analógica do veículo por funções no próprio celular. O sistema pode ser instalado em qualquer tipo de veículo, desde carro de passeio a caminhões e ônibus.

O Congresso SAE Brasil 2019 reservou um espaço para a discussão do desenvolvimento sustentável da mobilidade. Trata-se do New Mobility, que tem uma intensa programação com curadoria da SAE Brasil.

O público poderá conferir, por exemplo, a réplica do Hyperloop, o primeiro modelo de cápsula de transporte da Hyperloop TT em escala 1:1, por meio de um programa de realidade virtual. Outra atração será experimentar a sensação de viajar na velocidade do som por meio de um programa de realidade virtual. Além de mover cargas e pessoas a velocidades subsônicas, o sistema Hyperloop TT gera excedente de energia, capturada do sol.

O Congresso SAE BRASIL em 2019 incentivará a discussão sobre o futuro da mobilidade, com uma série de palestras e debates que reúnem estudantes, profissionais, além das principais lideranças do setor. Entre os temas: tendências e avanços que afetarão a indústria da mobilidade brasileira e a sua sustentabilidade; as melhorias necessárias na formação superior dos engenheiros; além de um encontro com reunirá presidentes de empresas como Scania, Uber Brasil, DHL Brasil e ABB Brasil para discutir o tema central do congresso.

O evento traz também a análise de profissionais do setor para debater a sustentabilidade e conectividade no transporte de cargas e passageiros. E, na programação, há também espaço reservado para o modal ferroviário e a discussão sobre os benefícios econômicos, sociais e ambientais do transporte de cargas sobre trilhos.

Veja também

Por