Até 2020 São Paulo terá evolução significativa do transporte coletivo

A Eletra, fabricante brasileira de tecnologias de tração elétrica e híbrida para ônibus, prevê que até 2020 a capital paulista tenha uma significativa evolução do transporte coletivo, com a adoção de tecnologias de propulsão mais limpas e sustentáveis e consequente redução de emissões. A estimativa da Eletra leva em conta o novo Plano de Metas […]

A Eletra, fabricante brasileira de tecnologias de tração elétrica e híbrida para ônibus, prevê que até 2020 a capital paulista tenha uma significativa evolução do transporte coletivo, com a adoção de tecnologias de propulsão mais limpas e sustentáveis e consequente redução de emissões.

A estimativa da Eletra leva em conta o novo Plano de Metas divulgado pela prefeitura de São Paulo que determina até 2020 a implantação de 72 quilômetros de corredores de ônibus, além de definir que os ônibus emitam 15% menos de CO2, o equivalente a 156.649 toneladas a menos na atmosfera, e a redução de 50% nas emissões de materiais particulados e de 40% de NOx.

O novo plano da prefeitura de São Paulo propõe a aquisição de quatro mil novos ônibus e que toda a frota, com cerca de 14 mil unidades, deve ser composta por veículos acessíveis e que sejam oferecidos 50 mil lugares a mais no período de pico da manhã. Também exige que, pelo menos seis mil unidades sejam equipadas com sistema de ar-condicionado, tomadas USB e Wi-Fi.

Está prevista ainda a criação de dois novos terminais de ônibus, ambos na zona leste, no Itaim Paulista e em Itaquera, e que os 72 quilômetros de novos corredores estarão localizados nas regiões das prefeituras regionais de Aricanduva, Butantã, Campo Limpo, Cidade Tiradentes, Guaianases, Ipiranga, Itaim Paulista, Itaquera, M Boi Mirim, São Mateus e Vila Prudente.

Segundo Iêda Maria Alves de Oliveira, gerente comercial da Eletra, as novas metas vão incentivar os operadores a buscar em suas frotas de veículos elétricos ou híbridos atender aos índices menores de emissões, o que colaborará para o crescimento de veículos com essas tecnologias.

Na avaliação de Iêda, os benefícios e as vantagens da mobilidade elétrica e híbrida para o meio-ambiente e preservação ambiental poderão ser sentidos imediatamente com a utilização de tecnologias como o Dual Bus, ônibus elétrico de conceito inédito desenvolvido pela Eletra do Brasil.

“O Dual Bus é uma solução versátil que permite a utilização de várias fontes energéticas no mesmo ônibus. No caso de São Paulo estamos propondo o Dual Bus Híbrido e Elétrico Puro”, explica Iêda.

O ônibus elétrico híbrido possui sistema de tração exclusivamente elétrico, em que a energia para este sistema de tração vem de um grupo motor-gerador (motor a diesel acoplado a um gerador cuja função é somente gerar energia) mais um banco de baterias. Nesta condição baixa emissão significativamente em virtude do motor a combustão estar estacionário, acoplado a um gerador. A redução de material particulado chega a 90% e o consumo de diesel reduz em cerca de 30%.

No ônibus elétrico puro o modelo elétrico híbrido Dual pode desligar o grupo motor gerador e operar como elétrico puro. “Em locais onde é necessária a emissão zero o motorista desliga o grupo motor gerador e opera só com a energia das baterias. Os modelos atuais estão preparados para operar só com baterias por até 30 quilômetros várias vezes ao dia”, afirma Iêda.

A viabilidade do Dual Bus para a cidade de São Paulo, segundo Iêda, vem da necessidade de reduzir emissões e de ter uma tecnologia confiável e adaptável as várias matrizes energéticas. “Um ônibus Dual da Eletra pode utilizar várias fontes de energia para seu sistema de tração elétrica e permite mudar a fonte de energia a qualquer momento. Exemplo: uma frota de Híbridos Dual pode ser transformada em elétrico puro a qualquer momento, basta substituir o grupo motor gerador por baterias e aumentar a autonomia”.

Segundo Iêda, a Lei de Mudanças Climáticas tem um papel fundamental, pois vai determinar qual a redução de emissões e em que tempo ela se dará. O que for decidido pelo poder legislativo incluirá o edital de licitação do sistema de Transporte da cidade de São Paulo.

Para a utilização do Dual Bus Híbrido e Elétrico Puro não há investimento em infraestrutura de recarga, pois as baterias são recarregadas nas frenagens, durante a operação, seja no modo híbrido ou elétrico puro.

Para Ieda, o Dual Bus Híbrido e Elétrico Puro é cerca de 50% mais caro que o modelo similar movido a diesel. “Porém a vida útil é maior, a redução de combustível, a redução no custo de manutenção, entre outros, são fatores que diminuem esta diferença no tempo, chegando inclusive a tornar a operação mais rentável que o convencional a diesel”.

“Esperamos que o governo federal faça a sua parte e libere linhas de crédito mais atrativas para os ônibus com baixa emissão, afinal esta é uma política que vem sendo adotada em todos os países para incentivar as frotas menos poluentes. Também não descartamos a entrada neste mercado de fundos internacionais cujo foco é financiar frotas menos poluentes”, conclui Ieda.

LICITAÇÃO – Para o novo processo de licitação há um compromisso da Secretaria de Transporte em propor regras e incentivar a mudança para uma frota menos poluente. “Mas estas regras dependem da definição da lei de Mudanças Climáticas que determinará a meta a ser atingida”, esclarece Iêda. “Temos uma oportunidade ímpar para o sistema de transporte da cidade de São Paulo, pois a Lei vai ser ajustada exatamente no momento da publicação do edital, permitindo que os novos contratos incluam as migrações para tecnologias mais limpas”.

O importante, segundo Iêda, é entender que a necessidade em baixar emissões da cidade de São Paulo não pode ser comparada a pequenas cidades Brasil a fora que não tem nenhum problema de poluição. “Hoje um ônibus comprado em qualquer cidade brasileira obrigatoriamente será Euro 5. Porém em São Paulo as pessoas morrem por respirar e isto tem que ser levado em conta nas exigências de padrões mais rígidos na nossa cidade”, diz a gerente comercial da Eletra.

Iêda ressalta que os ônibus como o Dual Bus, não somente proporcionam benefícios imediatos na redução de emissões e poluição, mas também colaboram diretamente na mobilidade urbana. “Não podemos separar redução da poluição ambiental e mobilidade urbana. Além da adoção imediata de tecnologias sustentáveis e não-poluentes nos veículos, precisamos dar prioridade para o transporte coletivo e assim reduzir os congestionamentos e melhorar o trânsito urbano”, destaca.

O Dual Bus já está em operação no corredor ABD de São Paulo, operado pela Metra Transportes. A grande novidade tecnológica do veículo é o seu sistema padronizado de tração elétrica, que pode ser alimentado por várias fontes de energia e circular em duas configurações diferentes: híbrido ou trólebus e híbrido ou elétrico puro. “O Dual Bus não é apenas um híbrido ou um elétrico puro, oferece as duas tecnologias no mesmo veículo”, afirma Iêda.

Leia  mais na revista na revista Technibus nº131 no Acervo Digital OTM

Veja também

Por