Volvo mostra seu ônibus elétrico em Milão

A Volvo aproveitou a feira que acontece durante o 61º Congresso Mundial da UITP, de 8 a 10 de junho na cidade de Milão, Itália, para apresentar seu ônibus 100% elétrico, resultado dos investimentos da montadora em eletromobilidade, que também abrange os ônibus híbridos e os híbridos elétricos. “O ônibus totalmente elétrico completa nossa linha […]

A Volvo aproveitou a feira que acontece durante o 61º Congresso Mundial da UITP, de 8 a 10 de junho na cidade de Milão, Itália, para apresentar seu ônibus 100% elétrico, resultado dos investimentos da montadora em eletromobilidade, que também abrange os ônibus híbridos e os híbridos elétricos.

“O ônibus totalmente elétrico completa nossa linha para a eletromobilidade. Juntos, os ônibus híbridos, híbridos elétricos e elétricos dão condições para que nossos clientes cubram todos os diferentes aspectos da mobilidade sustentável nas cidades,” diz Håkan Agnevall, presidente da Volvo Buses.

O executivo acrescenta que o rápido desenvolvimento desses veículos pela empresa reflete a determinação da marca em ajudar a resolver o desafio da sustentabilidade ambiental. “Acreditamos que uma das necessidades mais básicas da sociedade, a liberdade de movimento nas cidades, deve ser limpa e silenciosa, em uma jornada em direção a um futuro sustentável”, comenta.

Håkan Agnevall 3, presidente da Volvo Buses - release08062015aa
“O ônibus totalmente elétrico completa nossa linha para a eletromobilidade”, diz Håkan Agnevall, presidente da Volvo Buses

A estratégia da Volvo Buses em eletromobilidade contempla não só os ônibus, mas também serviços e infraestrutura. O desenvolvimento de infraestrutura para a eletromobilidade da empresa caminha em direção a interfaces de carga de energia abertas, que permitem aos clientes usar ônibus de outras marcas. A empresa optou por uma abordagem turnkey com seus parceiros, o que significa, basicamente, que os clientes dirigem os ônibus e a Volvo Buses cuida de todo o resto. Junto com os parceiros globais, Siemens e ABB, a empresa afirma ter condições de oferecer soluções completas para a infraestrutura elétrica, incluindo o carregamento inteligente enquanto roda (smart conductive charging).

Lançamento em 2017

A linha de ônibus elétricos da Volvo Buses inclui o híbrido, com mais de 2.000 unidades já comercializadas, e o híbrido elétrico, lançado no segundo semestre de 2014. Já este primeiro ônibus elétrico é um veículo conceito. Tem 10,7 metros de comprimento (mais de um metro mais curto que um convencional equivalente) e pode transportar até 86 passageiros.

De acordo com informações da empresa, o início de produção em série do ônibus totalmente elétrico está previsto para 2017.

O veículo elétrico da Volvo está sendo testado no trânsito em Gotemburgo, na Suécia e é parte da cooperação ElectriCity que desenvolve, demonstra e avalia soluções inovadoras para o futuro do transporte público sustentável. Três ônibus totalmente elétricos e sete elétricos híbridos, todos modelos Volvo Buses, operarão na nova linha (55) entre os campus de Lindholmen e Chalmers, passando pelo centro de Gotemburgo. Todos os veículos são equipados com baterias de carga rápida com eletricidade renovável nos pontos finais.

 

Veja também

Por