Luiz Ferraz do Amaral, diretor de relações institucionais da Mascarello Carrocerias e Ônibus: “A demanda por micro-ônibus está bastante aquecida e deverá permanecer desta forma em 2025”

No ano passado, a Mascarello alcançou mais de 40% market share no segmento de micro-ônibus, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (Fabus)

Por Sonia Moraes

Technibus – Como a Mascarello avalia o mercado de micro-ônibus em 2024?

Luiz Ferraz do Amaral Analisando a produção das associadas da Fabus em 2023, o segmento de micro-ônibus representou aproximadamente 19% do mercado de ônibus no Brasil. Para 2024, estimamos uma presença ainda mais significativa.

Technibus – Como está a demanda por micro-ônibus?

Luiz Ferraz do Amaral A demanda por micro-ônibus está bastante aquecida e deverá permanecer desta forma em 2025, devido a confirmação recorde de mais de 16.000 unidades de veículos para o programa Caminho da Escola.

Technibus – A previsão da Mascarello é que sejam produzidos quantos micro-ônibus neste ano?

Luiz Ferraz do Amaral No ano passado foram produzidas mais de 3.405 micro-ônibus, segundo a Fabus, acreditamos que este número poderá dobrar em 2024.

Technibus – Os micro-ônibus produzidos pela Mascarello, em sua maioria, atende qual segmento de ônibus?

Luiz Ferraz do Amaral Temos modelos de carrocerias para os mais diversos serviços, mas a maioria das unidades produzidas são de modelos urbanos e escolares.

Technibus – Quanto a Mascarello tem de participação no mercado de micro-ônibus?

Luiz Ferraz do Amaral Após mais de 20 anos da nossa fundação, hoje a Mascarello é uma marca respeitada nos segmentos de micro-ônibus, urbanos e rodoviários. Na linha de micro-ônibus temos várias versões para atender as demandas dos nossos clientes e devido a qualidade e beleza das nossas carrocerias, alcançamos um market share de mais de 40%, segundo os dados da Fabus de 2023. 

Technibus – Os 72 micro-ônibus que a Mascarello exportou de janeiro a maio deste ano foram para quais mercados? Que versão de micro-ônibus foi exportada?

Luiz Ferraz do Amaral Os nossos principais mercados de micro-ônibus no exterior são o Chile e os países da América Central. As unidades exportadas são de modelos urbanos e rodoviários.

Technibus – A expectativa da Mascarello é que as exportações de micro-ônibus cresçam mais até o fim do ano?

Luiz Ferraz do Amaral O mercado externo foi afetado fortemente pela pandemia e a tendência é de recuperação para este ano.

Veja também